sábado, 15 de agosto de 2009

Tempos de Paz

Título original: Tempos de Paz
País: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 82 min
Direção: Daniel Filho
Elenco: Tony Ramos, Daniel Filho, Dan Stulbach, Louise Cardoso, Ailton Graça, Leonardo Thierry, Anselmo Vasconcelos, Maria Maya, Iafa Britz, Bernardo Jablonski, Felipe Martins, Camila Lins, Pablo Sanábio, Breno de Filippo e Ewa Maria Parszewska,

Sinopse: em abril de 1945 os combates da Segunda Guerra já cessavam na Europa, mas o Brasil ainda estava tecnicamente em guerra. O combate entre Segismundo, interrogador alfandegário e ex-torturador da polícia política de Getúlio Vargas, com o ex-ator polonês Clausewitz, confundido com um nazista fugitivo, se desenrola na sala de imigração do porto do Rio de Janeiro. Tudo porque o fim da Guerra, por ironia do destino, é o que tira a paz de Segismundo. Ele teme a vingança de seus ex-prisioneiros. E hoje chefe da imigração na Alfândega do Rio de Janeiro, Segismundo é quem decide quem entra ou não no país. Clausewitz terá que usar todo o seu talento de ator para provar que não é um seguidor de Hitler. O filme retrata um período crítico da história brasileira e aborda, ainda o maniqueísmo e a luta pela vida.

Crítica: surpreendente, justamente por não tratar da pobreza e violência nas cidades brasileiras, tema tão recorrente nos filmes nacionais.
Com uma direção primorosa, a trama mantém-se em seu foco objetivamente, trazendo à tona momentos vergonhosos do Brasil. O cenário cuidadosamente reconstituído, merece elogios.
Uma história rica em detalhes e com interpretações excelentes de Tony Ramos e Dan Stulbach. O restante do elenco, como é comum nas películas brasileiras, precisam esforçar-se mais para convencer em suas atuações.
Entretanto, recomendo. É uma amostra do que pode ser um bom cinema.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP