sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Despertar (The Awakening)

País: Inglaterra
Ano: 2011
Gênero: Suspense
Duração: 107 min
Direção: Nick Murphy
Elenco: Rebecca Hall, Dominic Weste e Imelda Staunton.

Sinopse: em 1921, a Inglaterra está em luto pelas mortes da Primeira Guerra Mundial quando Florence Cathcart (Rebecca Hall) visita uma escola na fronteira, objetivando explicar o aparecimento de um fantasma de criança. Acostumada a desmistificar lendas urbanas, ela entra em choque com suas crenças quando fatos inexplicáveis e sobrenaturais começam a se revelar no local.

Crítica: a trama tem sua primeira meia hora desenvolvida com habilidade, prendendo a atenção do espectador. A sequência de abertura faz uma boa apresentação da personagem Florence, para logo depois a vermos sendo contratada para desvendar a morte de uma criança num colégio para meninos e, paralelamente, a suposta aparição de um fantasma. Na busca pela verdade ela conta com a ajuda do Sr. Mallory (Dominic West), funcionário da escola onde ocorre a tragédia, e da governanta Maud Hill (Imelda Staunton).
Pessoas fragilizadas pela perda de um ente amado são vítimas fáceis de aproveitadores travestidos de paranormais na Europa do pós-Primeira Guerra. Florence Cathcart (Rebecca Hall), ela mesma vítima da guerra – seu noivo também foi morto na frente de batalha –, luta para desmascarar os golpistas que exploram a boa fé daqueles que buscavam algum alento para a dor.
O longa segue uma narrativa convencional, com começo, meio e fim bem delimitados em três sequenciais. Mesmo sendo comum e invocando velhos clichês, é bem conduzido, com excelentes cenas de mistério e tensão, lembrando sucessos como ‘Os Outros’ e ‘O Orfanato’. É no desfecho que o diretor escorrega a mão. Sua conclusão é um tanto decepcionante, pouca criativa, o que deve gerar certa frustração àqueles que embarcam na trama na qual se destacam as boas atuações e a ambientação e atmosfera perfeitas criadas pelo elogiável trabalho de direção de arte somada à fotografia drenada de cor, quase monocromática.
Apesar disso, é um bom entretenimento para quem curte filmes sobre fantasmas e mistérios sobrenaturais. Há momentos eletrizantes, como a sequência da casa de bonecas. Outros, no entanto, deixam a desejar. Mas, na média, há material suficiente para manter o espectador desperto.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP