domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tomboy (Tomboy)

País: França
Gênero: Drama
Direção: Céline Sciamma
Elenco: Zoé Héran, Malonn Lévana, Jeanne Disson e Mathieu Demy.

Sinopse: uma garota de 10 anos, de mudança para uma nova vizinhança nos subúrbios de Paris, é confundida com um garoto e tem de se adaptar a essa nova identidade, já que é muito tarde para o erro ser consertado.

Crítica: o filme é simples, direto, sincero e autêntico ao abordar o tema homofobia. E ‘Tomboy’ ganha importância ao mostrar como nascem o preconceito e a intolerância, sem a necessidade de levantar bandeiras, aplicar discursos ou passar mensagens moralistas.
A produção francesa que ganhou o último Festival Mix Brasil conta a história da garota Laure (Zoé Héran – perfeita na atuação), que se muda com sua família para um novo apartamento durante as férias de verão. O condomínio conta com uma vasta área verde que é usada para brincar pelas crianças. Ao se apresentar aos novos vizinhos de sua faixa etária, Laure prefere se passar por um menino e usa o pseudônimo Michaël.
Todo o esforço da protagonista é motivado pela paixão que sente por Lisa (Jeanne Disson), uma das moradoras do condomínio. Todas as crianças aceitam a presença de Michaël e nem suspeitam que, na verdade, é uma menina.
Até que um dia sua irmã mais nova, Jeanne (Malonn Lévana – excelente no papel), descobre tudo. Quando se espera que a menina alardeie a mentira de sua irmã, o que acontece é o contrário. Julga que ter um “irmão” mais velho seja mais eficiente porque, na visão dela, Michaël seria mais competente do que Laure para defendê-la das provocações de outras crianças.
Jeanne age de tal maneira por causa de sua inocência. Ela ainda não foi bombardeada com argumentos de ódio e preconceito e, por isso, age de forma natural. A menina acha que sua irmã mais velha tem o direito de se passar por um garoto se isso a faz feliz.
A trama é muito bem conduzida e direcionada, graças ao primoroso trabalho do elenco-mirim, como o cinema francês já nos presenteou em ‘Stella’ e ‘O Pequeno Nicolau’. Tanto os papéis principais quanto os coadjuvantes são interpretados por pequenos atores de grandes talentos.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP