terça-feira, 3 de junho de 2014

Os Pássaros (The Birds)

País: EUA
Ano: 1963
Gênero: Suspense
Duração: min
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Tippi Hedren, Rod Taylor, Jessica Tandy e Veronica Cartwright.

Sinopse: Melanie Daniels (Tippi Hedren) é uma bela e rica socialite que sempre vai atrás do que quer. Um dia ela conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro ela decide procurá-lo em sua cidade. Ela dirige por uma hora até a pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.

Crítica: o seu quinquagésimo filme, depois de Psicose, apostou também no suspense, mas diferente de tudo o que o cineasta tinha feito até então: algo sobrenatural, mas talvez explicado pelas ações do homem no presente sem se preocupar com o futuro.
A história que se passa quase toda em Bodega Bay, uma cidade a 120 km de São Francisco, nos Estados Unidos, prende a atenção. O cenário é sombrio. A trilha sonora, sem músicas (nem mesmo nos créditos iniciais), é feita apenas com efeitos sonoros para ambientar as cenas, com ruídos de pássaros indo de lá para cá.
Os efeitos visuais são incríveis, ainda mais se considerando a época em que a obra foi produzida.
Aqui não há um único assassino a ser desmascarado nem um final explicando tudo o que ocorre. Retrata-se o medo das pessoas em lidar com o perigo e o desconhecido. Aliás, destaque para Verônica Cartwright, de apenas 13 anos, que representou muito bem seu papel.
Um outro ponto elogiável é a maquiagem. Um exemplo é um personagem que aparece morto, todo esfolado, sem os olhos. A imagem impressiona.
Sobre o roteiro do filme, uma curiosidade: Joseph Stefano, quem escrevera o roteiro de Psicose, não se interessou pela história. Hitchcock então chamou Evan Hunter para escrever a obra, baseada no thriller de Dahpne du Maurier. Deveria ser chamado de “Aves Raras”, mas ainda bem que optaram por simplesmente “Os Pássaros”. Tendo achado a história curta, a reescreveu por completo, tendo somente mantido a ideia original. Ah, Hitchcock também faz sua aparição típica nesse longa. Logo no início, ele sai da loja de animais segurando alguns cães.
Vale a pena assistir aos extras do DVD para saber como foram feitas as imagens externas e nas locações-estúdio.
Interessantíssimo!

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP