sexta-feira, 22 de novembro de 2019

A Odisseia dos Tontos (La Odisea de los Giles)


Resultado de imagem para imagem filme a odisseia dos tontosPaís: Argentina/Espanha
Ano: 2019
Gênero: Drama
Duração: 116 min
Direção: Sebastián Borensztein
Elenco: Ricardo Darín, Verónica Llinás, Luis Brandoni e Chino Darín.

Sinopse: em uma cidade distante na província de Buenos Aires, durante a crise econômica, um grupo de moradores decide reunir a quantia de dinheiro necessária para comprar alguns silos abandonados em uma propriedade agroindustrial. Mas, mesmo antes de poderem executar o projeto, um golpe faz com que eles atinjam o fundo do poço e reajam diante da injustiça.

Crítica: “A Odisseia dos Tontos” traz à tona o corralito (que em espanhol significa cercadinho), quando o governo argentino, em 2001, pressionado por uma grave crise, só permitia que a população sacasse seu dinheiro do banco a conta-gotas. A medida tinha o objetivo de evitar e interromper a retirada de depósitos em contas correntes e poupanças, que seriam trocados por dólares ou transferidos diretamente para o exterior. Para tanto, congelaram-se os depósitos dos poupadores e estabeleceram-se limites semanais para a retirada de fundos. Claro que a medida causou grande convulsão social no país.
A partir daí vimos os sonhos de amigos em formar uma cooperativa ir por água abaixo.
Fermín (Ricardo Darín) e sua esposa Lidia (Verónica Llinás) têm a ideia de reabrir um antigo celeiro, num sistema de cooperativa, para uso dos moradores da cidade. A ideia é espalhada pela cidade e o casal, arrecada, de cada um, uma determinada quantia. Todo o dinheiro juntado é, então, depositado no banco. Fermín só não contava com a surpresa do “corralito”.
Ao perderem tudo e, pior, descobrirem que o dinheiro, na verdade, foi retirado por uma terceira pessoa antes do congelamento dos depósitos, eles decidem lutar para resgatar o que é deles, por direito.
Mas isso só ocorrerá depois de Fermín de recuperar de uma perda maior que a do dinheiro.
Muita ação e dinâmica, diálogos inteligentes (como os argentinos sabem bem fazer) e um humor excelente que vale o ingresso. É o mesmo diretor de “Um Conto Chinês (2011), também como Ricardo Darín).
O elenco afinado e entrosado nos diverte. É interessante ver o impacto de uma medida econômica brutal na vida de cada indivíduo.
Só para constar: a Argentina passou por susto parecido agora em 2019. Quase um novo corralito no país.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP