Até Logo, Meu Filho (Di Jiu Tian Chang)
País: China
Ano: 2019
Gênero: Drama
Duração: 185
min
Direção: Wang
Xiaoshuai
Elenco: Wang
Jing-chun, Yong Mei e Qi Xi.
Sinopse: diante das mudanças políticas, econômicas e
culturais que se sucederam na China durante a década de 80, dois casais
precisam se adaptar as novas regras e diretrizes do país. Apesar das diferenças
entre as famílias, há uma busca comum pela verdade e pela reconciliação.
Crítica: esse belo longa-metragem chinês nos apresenta
uma trama profunda, acompanhando por décadas três famílias e seus acontecimentos: um filho
morto, um filho adotivo, a fuga, um trauma vivido no trabalho, um segredo
ocultado. O diretor traça um paralelo entre as transformações macroeconômicas do
país (do período comunista à economia de
mercado0 e as mudanças internas das pessoas por elas afetadas.
A história parte de um
casal, Yaojun (Wang Jingchun) e Liyun (Yong Mei), que perde o filho pequeno,
afogado numa represa. Em seguida, tentam de todos os tipos superar a dor da
tragédia, sem sucesso. Este percurso inclui o abandono de uma criança, aborto devido
ao controle da natalidade, infidelidade, amizades abaladas, mudança para outra
cidade e trabalho forçado.
A direção eficiente não
permite nos cansarmos das três horas de duração do filme. A trama efetua longos
saltos temporais e acrescenta, de forma inteligente, várias informações
essenciais para o entendimento da narrativa: só descobrimos que o casal adotou
uma criança muito depois de um garoto ser percebido dentro da casa.
Compreendemos que se mudaram para outra cidade porque de repente os móveis são
diferentes, o espaço é outro, e depois de várias cenas, algum personagem
menciona a mudança num diálogo. Conhecemos o envolvimento de Yaojun com uma
operária da fábrica apenas quando uma gravidez entra em jogo.
A história sempre em
andamento traz muitas surpresas e um tratamento muito especial aos seus personagens,
cada um vivendo a seu modo a dor.
Avaliação: ****
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