sábado, 23 de novembro de 2019

O Irlandês (The Irishman)


País: EUA
Ano: 2019
Gênero: Suspense
Duração: 209 min
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci.

Sinopse: conhecido como "O Irlandês", Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.

Crítica: o filme segue perfeitamente a cartilha Scorsese, cujas características sempre se fazem presentes em seus dramas: a narração em primeira pessoa falada diretamente ao espectador, o humor peculiar dosado com a tensão explícita em diálogos, a direção que faz a câmera ir e vir, percorrendo lentamente cada ambiente para que o espectador capte os detalhes, e a vibração do trio principal (formado por De Niro, Pesci como Russell Bufalino e Al Pacino como Jimmy Hoffa) graças ao desenvolvimento meticuloso do roteiro equilibrado.
Frank Sheeran (Robert de Niro), conhecido como "O Irlandês", é quem toma as rédeas da narrativa, muito bem dividida em três linhas temporais (duas delas se encontram posteriormente, formando uma só), ao longo de décadas. Antes um motorista e veterano de guerra que transportava carnes, entrando no contato da máfia após ser acusado por vender parte de sua carga a um gângster e não entregar ninguém no tribunal, Frank conhece uma nova realidade quando o chefe da família criminosa da Pensilvânia, Russell Bufalino (Joe Pesci, excelente), o transforma em seu próprio hitman.
O Irlandês adentra em uma abordagem mais específica do mundo da máfia, menos enérgica e mais carregada. Aqui, o foco recai mais na melancolia que certas escolhas (livre-arbítrio) podem trazer do que propriamente na brutalidade de quem vive no meio gângster.
As atuações são formidáveis. Robert de Niro rouba a cena. A maquiagem é outro ponto alto da trama, diferenciado as diferentes fases da vida.
O desfecho tem uma dimensão íntima e pessoal de Sheeran, onde é possível ver um sinal de humanidade e uma ponta de arrependimento.
Com certeza, o melhor filme de Scorsese.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP