domingo, 30 de maio de 2010

O Golpista do Ano

Título original: I Love You, Phillip Morris
País: França/EUA
Ano: 2010
Gênero: Comédia, drama
Duração: 102 min
Direção: Glenn Ficarra e John Requa
Elenco: Jim Carrey, Ewan McGregor, Leslie Mann, Rodrigo Santoro, Ted Alderman, Nicholas Alexander, Michael Beasley, Tony Bentley, Allen Boudreaux, Sean Boyd, Brennan Brown, Marcus Lyle Brown, Marylouise Burke, Beth Burvant e Trey Burvant.

Sinopse: história baseada em fatos reais que fala sobre o impostor Steven Russell. Steven (Jim Carrey) é um homem aparentemente feliz ao lado de sua mulher Debbie (Leslie Mann). Mas quando ele sobrevive a um grave acidente de carro, sua vida muda para sempre. Steven assume que é gay, decide fazer tudo o que não fez antes e passa a aplicar alguns golpes, até ser preso. Na cadeia, apaixona-se pelo colega de cela, Phillip Morris (Ewan McGregor). Quando Morris é libertado, Russell fuge quatro vezes da cadeia para poder ficar ao lado de seu amante.
Crítica: apesar da classificação comédia, o longa está mais para comédia dramática e ácida. Há momentos cômicos, e um humor meio sarcástico que permeia toda a narrativa, mas a base do filme é a tristeza. A tristeza de um homem extremamente inteligente e astuto, e que se arruina na vida por não conseguir parar de mentir. Mentia quando estava casado com Debbie, por esconder sua sexualidade. E, depois, omitindo a existência de Morris para manter-se em um de seus empregos e ser aceito por seus colegas.
Ewan McGregor está perfeito no papel e Rodrigo Santoro faz uma participação pequena, porém eficiente. Quanto ao sempre polêmico Jim Carrey, quem gosta dele continuará a gostar, da mesma forma que quem não o suporta não mudará de ideia.
Equilibrando-se ousadamente entre a comédia e o drama – com direito a momentos de gosto duvidoso –, o filme pode provocar algum estranhamento junto ao público acostumado ao cinema de gênero construído em sua forma mais tradicional. Da mesma forma que, justamente por isso, pode agradar as mentes mais abertas.
O filme aborda o homossexualismo, contudo não julga, apenas abre caminhos para reflexões.
Avaliação: ***

Read more...

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Tudo Pode Dar Certo

Título original: Whatever Works
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Comédia
Duração: 90 min
Direção: Woody Allen
Elenco: Larry David, Evan Rachel Wood, Patricia Clarkson, Henry Cavill, Ed Begley Jr., Willa Cuthrell-Tuttleman, Jessica Hecht, John Gallagher Jr., Lyle Kanouse, Oleg Krupa, Carolyn McCormick, Michael McKean e Christopher Evan Welch.

Sinopse: Boris Yellnikoff (Larry David) é um velho rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele considera ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo. Um dia, prestes a entrar em seu apartamento, Boris é abordado por Melodie St. Ann Celestine (Evan Rachel Wood), que lhe implora para entrar. Ele atende ao pedido, a contragosto. Percebendo sua fragilidade, Boris permite que ela fique no apartamento por alguns dias. Ela se instala e, com o passar do tempo, não aparenta ter planos de deixar o local. Até que um dia diz estar interessada nele.
Crítica: um longa-metragem muito espirituoso, sem dúvida. No início, o protagonista vivido por Larry David conversa com o público dando uma ideia do que será o filme. Por meio de um personagem sarcástico, rabugento, mal humorado e sem “papas na língua”, ele critica a sociedade hipócrita e seus falsos moralismos. Nada escapa: negros, judeus, imigrantes, homossexualismo, religião, família, educação. Os diálogos são afiadíssimos e muito inteligentes. Tudo ali parece chocar. Amores improváveis e relações impossíveis, mas essa é a intenção: romper paradigmas criados pelos 'supostos humanos normais'. Além do personagem principal, Patricia Clarkson destaca-se como a mãe de Melody. Uma comédia repleta de mensagens sérias e fortes. Um filme para se indicar aos amigos. Mesmo para os que não são fãs de sua obra, vale a pena assisti-la. Woody Allen está em um bom momento cinematográfico.
Avaliação: ***

Read more...

O Escritor Fantasma

Título original: The Ghost
País: Alemanha/Inglaterra
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 128 min
Direção: Roman Polanski
Elenco: Pierce Brosnan, Ewan McGregor, Timothy Hutton e Kim Cattrall.

Sinopse: baseado em um livro de Robert Harris, o filme é centrado em um escritor fantasma (vivido por Pierce Brosnan) contratado para terminar a autobiografia do primeiro ministro britânico. O autor se isola em uma ilha para escrever as memórias do ministro, que envolve intrigas políticas e sexuais.
Crítica: o roteiro cria um bom suspense em torno do ex-primeiro-ministro britânico e o escritor de suas memórias. A situação se complica quando o político é acusado de instigar crimes de guerra. O jovem contratado para concluir a biografia é o segundo nesse trabalho, pois o primeiro morreu misteriosamente. A trama tem boas surpresas, mas a interpretação de Pierce Brosnan é morna, não convencendo muito. E Tom Wilkinson, que é um excelente ator, faz uma participação pequena. O final da trama decepciona um pouco. De qualquer forma, vale a pena como entretenimento e pelas duras críticas aos crimes de tortura cometidos pelos poderosos países do 'Primeiro Mundo'.
Avaliação: ***

Read more...

Olhos Azuis

Título original: Olhos Azuis
País: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Direção: José Joffily
Elenco: David Rasche, Cristina Lago, Irandhir Santos, Erica Gimpel, Frank Grillo, Valeria Lorca, Pablo Uranga, Branca Messina, Hector Bordoni, Everaldo Pontes, Zezita Matos e Fernando Teixeira.

Sinopse: em seu último dia de trabalho antes da aposentadoria compulsória, Marshall (David Rasche), oficial da imigração americana, detém arbitrariamente passageiros latinos dentro de uma sala de um aeroporto de Nova York. Ali, conduz interrogatórios que os expõem a diversas humilhações, que tomam um trágico rumo. O alvo principal é Nonato, brasileiro radicado nos EUA. Mas há, também, dois poetas argentinos, uma bailarina cubana e um grupo de lutadores hondurenhos. Dois anos depois deste episódio, Marshall vem ao Brasil procurar uma menina de nome Luiza. Quando ele conhece Bia (Cristina Lago), uma jornada em busca de redenção se inicia.
Crítica: a intenção do filme em evidenciar o preconceito dos americanos com os imigrantes é válida, mas se perde em meio a uma história tão exagerada, que torna-se surreal. Entre os personagens latinos, buscando entrar nos Estados Unidos, há um brasileiro, que é quem sofre as piores humilhações durante um interrogatório no controle de imigração. A atuação de Irandhir Santos, que vive Nonato, é boa, porém a partir de um certo momento os diálogos (principalmente entre ele e o oficial da imigração) passam a carregar excessos que não soam naturalmente para quem está assistindo. As atitudes do oficial também são extrapoladas. Em uma situação real, jamais seria permitido que se chegasse a tal ponto. O restante do elenco deixa a desejar, o que denota falta de esmero por parte da direção e produção. Nem tudo é ruim no filme, que tem uma bela fotografia e uma bem escolhida trilha sonora, quando Marshall vem, dois anos depois ao Brasil, para tentar sua remissão pelos erros cometidos (aliás, um arrependimento pela metade já que continua racista e preconceituoso). As imagens retratam a vida de pobreza no nordeste brasileiro, que acomete sobretudo crianças e adolescentes.
Avaliação: **

Read more...

Carros Usados, Vendedores Pirados

Título original: The Goods: Live Hard, Sell Hard
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Comédia
Duração: 89 min
Direção: Neal Brennan
Elenco: Jeremy Piven, Ving Rhames e James Brolin.

Sinopse: uma equipe de caras espertos e mercenários, que vendem carros com malandragem, é contratada para salvar uma loja de revenda de carros da falência.
Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

A Bruxinha e o Dragão

Título original: Lilly the Witch – The Dragon and The Magic Book
País: Alemanha/Itália/Áustria
Ano: 2010
Gênero: Fantasia
Duração: 89 min
Direção: Stefan Ruzowitzky
Elenco: Alina Freund, Michael Mittermeier, Ingo Naujoks, Anja Kling, Pilar Bardem, Marie-Lou Baumer, Leonard Boes e Yvonne Catterfeld.

Sinopse: a bruxa Surulunda (Pilar Bardem) já está velha e precisa encontrar uma sucessora para ocupar o seu cargo. Para isso, ela conta com a ajuda de Hector (voz original de Michael Mittermeier), um desajeitado dragão de estimação. Hector acaba voando para o quarto da menina Lilly (Alina Freund), que aceita ser a nova bruxa, mas a jovem precisa passar por um teste experimental de 99 horas a fim de provar que consegue manter um livro mágico seguro.
Crítica:
Curiosidade: do mesmo diretor de ‘Os Falsários’ (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2008) e ‘Anatomia’.
Avaliação: a conferir

Read more...

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pânico na Neve

Título original: Frozen
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Suspense
Duração: 94 min
Direção: Adram Green
Elenco: Emma Bell, Ed Ackerman, Rileah Vanderbilt, Kevin Zegers e Shawn Ashmore.

Sinopse: um dia típico nas montanhas se torna um pesadelo pra três esquiadores, que ficam presos em um teleférico antes de sua última descida. A equipe da estação de esqui desliga as luzes da pista e o trio percebe, em pânico, que foram esquecidos. Com hipotermia e queimaduras de frio, os amigos são forçados a tomar medidas extremas para sair da montanha, antes que morram congelados.
Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Profeta

Título original: Un prophète
País: França/Itália
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 155 min
Direção: Jacques Audiard
Elenco: Tahar Rahim, Niels Arestrup, Adel Bencherif, Hichem Yacoubi, Reda Kateb, Jean-Philippe Ricci, Gilles Cohen, Antoine Basler, Leïla Bekhti e Pierre Leccia.

Sinopse: Malik El Djebena (o Profeta) condenado a seis anos de prisão, meio árabe, meio córsico, é analfabeto. Ao chegar à prisão, totalmente sozinho, parece mais jovem e mais frágil do que os outros presos. Ele está com 19 anos. O líder da facção dos córsicos dá a Malik uma série de “missões” a serem cumpridas. Ele aprende rápido e se fortalece, ganhando a confiança do chefe da facção. Malik usa toda a sua inteligência para desenvolver discretamente o seu plano.
Crítica: um filme sobre o crime e a violência nas prisões, a corrupção policial, o jogo de forças e poder entre os reclusos, enfim, sobre o sistema carcerário. Com um roteiro envolvente, repleto de situações embaraçosas e labirínticas, e atuações competentes (com destaque para Tahar Rahim que vive o protagonista), o longa consegue transpor os horrores que um jovem deve enfrentar para sobreviver em uma cadeia, onde ninguém é confiável. A mensagem é dura: quem entra ali sai pior.
Curiosidade: “O profeta” venceu o grande prêmio do Júri do Festival de Cannes, em 2009.
O cineasta optou por rostos desconhecidos (não atores, atores de teatro e ex-presidiários) para compor seu filme.
Avaliação: ****

Read more...

domingo, 23 de maio de 2010

Fúria de Titãs

Título original: Clash of the Titans
País: EUA/Reino Unido
Ano: 2010
Gênero: Aventura
Duração: 118 min
Direção: Louis Leterrier
Elenco: Sam Worthington, Ralph Fiennes, Liam Neeson, Gemma Artenton, Danny Huston, Alexa Davalos, Izabella Miko e Jason Flemyng.

Sinopse: Perseus (Sam Worthington) é o único que pode salvar sua família de Hades (Ralph Fiennes), um vingativo deus das trevas. Sem nada a perder, ele lidera uma missão para derrotar o vilão, antes que ele alcance os poderes de Zeus (Liam Neeson), rei de todos os deuses. Inicia-se, então, uma jornada por mundos desconhecidos.
Crítica: não se espante se você ficar se perguntando por que os heróis estão realizando determinada ação ou se sair do cinema sem se lembrar do nome de alguns deles. A culpa não é sua; o filme simplesmente vai de situação em situação, sem se preocupar em fazer qualquer ligação entre as cenas. Distante da mitologia grega, Perseu é uma figura irritada, prepotente, arrogante, incoerente e hipócrita. Com exceção de algumas cenas de ação e outros efeitos especiais, o longa é muito ruim. Os atores (principalmente Ralph Fiennes e Liam Neeson) estão completamente perdidos nessa história, que deveria ser um clássico.
Curiosidade: o trabalho de animação foi feito por Ray Harryhausen, um dos principais técnicos no desenvolvimento de efeitos especiais na história de Hollywood. Em 2003, ganhou uma estrela na Calçada da Fama.
Avaliação: **

Read more...

My One and Only

Título original: Tudo por Você
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Comédia, drama
Duração: 108 min
Direção: Richard Loncraine
Elenco: Kevin Bacon, Renée Zellweger, Chris Noth, Logan Lerman, Eric McCormack, Troy Garity e David Koechner.

Sinopse: quando Anne Deveraux (Renée Zellweger) encontra seu marido (Kevin Bacon), cantor de uma banda, na cama com outra mulher, ela faz as malas, esvazia o cofre, compra um Cadilac conversível azul e começa uma viagem pelos Estados Unidos com seus dois filhos. Partindo de Boston para Pittisburg, St. Louis, Albuquerque e, finalmente, Hollywood, mas sua nova vida será repleta de dificuldades e surpresas inesperadas. Durante a viagem, passa a conhecer realmente seus filhos – Robbie, cujo sonho é viver nos palcos, e George, um cínico e provável escritor que espera que a viagem o leve de volta para casa.
Crítica: a história começa devagar, sem muita graça, engrenando mais do meio para o fim. Kevin Bacon faz um papel mínimo e sem brilho algum. O destaque vai para o filho George (Logan Lerman), com uma atuação convincente. Renée Zellweger convence em alguns momentos, mas ainda precisa se livrar das "caras e bocas" que faz em outros filmes. A mensagem ao final do longa é válida. Bom para entretenimento.
Avaliação: **

Read more...

Darwin – A Viagem que Abalou o Mundo

Título original: Darwin – The Voyage that Shook the World
País: Austrália
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 50 min
Direção: Steve Murray
Elenco: Antoni Biernacki, Mike Casten, Sam Downes, Drew Kelly, Liam Norris e Matthew O'Sullivan.

Sinopse: em 1831, um jovem cientista amador, Charles Darwin, embarcou no HMS Beagle numa viagem épica de 5 anos que culminaria com a descoberta que abalaria o mundo. Neste documentário, o HMS Beagle zarpa mais uma fez para retratar a viagem de Charles Darwin, examinando suas descobertas, incríveis conclusões incríveis e suas implicações, à luz do conhecimento moderno. Filmado na América do Sul, Reino Unido, América do Norte, Austrália e Europa, "Darwin: A Viagem que Abalou o Mundo" mostra recriações do período e surpreendente cinematografia natural, tudo intercalado por depoimentos de estudiosos, cientistas e especialistas em Darwin que compartilham suas diferentes perspectivas sobre o homem e a polêmica que por ele lançada.
Crítica: com imagens de qualidade, o documentário aborda com maestria sua viagem a bordo do Beagle, a viagem que durou 5 anos, antes de retornar para a Inglaterra e escrever sua grande obra “A Origem das Espécies”. Nos quesitos informação e didática, supera o recente filme Criação, também sobre Darwin.
Avaliação: ***

Read more...

O Grande Desafio

Título original: The Great Debaters
País: EUA
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 126 min
Direção: Denzel Washington
Elenco: Denzel Washington, Forest Whitaker, Nate Parker e Jurnee Smolett.

Sinopse: a trama traz a jornada do brilhante, porém volátil, professor Melvin Tolson que usa seus métodos pouco convencionais, sua visão política e o poder das suas palavras para motivar um grupo de alunos do Wiley College, do Texas, a participar de um campeonato de debates na Universidade de Harvard. É inspirado em fatos reais.
Crítica: apesar de não tratar de um tema original, a história tem seu brilho, com uma bela mensagem de exemplos de vida, marcados pela perserverança. Denzel Washington está bem no papel do professor Melvin. O roteiro é bom, apesar de alguns momentos mais melodramáticos.
Avaliação: ***

Read more...

sábado, 22 de maio de 2010

Manhã Transfigurada

Título original: Manhã Transfigurada
País: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 104 min
Direção: Sérgio de Assis Brasil
Elenco: Manuela do Monte, Rafael Sieg, Paulo Saldanha, Denise Copetti, João Pedro Gil, Nara Maia, Mariza Rodrigues e Pedro Freire Junior.

Sinopse: Rio Grande do Sul, final do século XIX. Época em que as grandes propriedades são sinônimo de poder e a igreja representa a autoridade moral. Nesse cenário, Camila é levada a casar-se com um rico estancieiro para resgatar a posição social de sua família. Na noite de núpcias, seu marido descobre que ela não é virgem e pede a anulação do casamento. Aprisionada com sua dama-de-companhia e recebendo apenas as visitas do padre e do sacristão, Camila envolve-se em um triângulo amoroso marcado por paixões que desafiam a fé e a razão.
Crítica: as atuações e várias áreas técnicas são problemáticas. A edição é bastante abrupta na troca de cenas e a fotografia deixa algumas cenas com a coloração e a granulação de um vídeo amador, principalmente se compararmos com outros obras resultantes de clássicos da literatura. “Manhã Transfigurada” é um filme simples, regional, barato (custou menos de R$ 500 mil) e direto, sem grandes surpresas. Num país em que o investimento em cultura ainda é parco, muitos trabalhos assim ainda virão.
Avaliação: **

Read more...

Quincas Berro D’Água

Título original: Quincas Berro D’Água
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Comédia
Duração: 105 min
Direção: Sérgio Machado
Elenco: Paulo José, Marieta Severo e Vladimir Brichta.

Sinopse: adaptação da obra de Jorge Amado, o longa conta a história de Joaquim Soares da Cunha, pai e marido exemplar que joga tudo para o alto depois que se aposenta.
Crítica: mesmo tendo como base uma obra célebre de Jorge Amado, a adaptação para o cinema deixou a desejar. A migração do drama à comédia não mostrou-se bem-sucedida e, por falar nisso, nenhuma das piadas é engraçada. O filme opta pelas piadas fáceis, que não pedem grande esforço de compreensão. As interpretações não são das melhores. E, enquanto o narrador póstumo não é uma estratégia totalmente inusual na literatura brasileira, a narrativa de Quincas difere daquela de Machado de Assis, em que Brás Cubas conta, do pós-vida, os acontecimentos de sua vida. Quincas é um narrador póstumo que relata sua vida depois da morte, mas não a continuidade de sua alma, e sim de seu corpo. O roteiro fica solto e as cenas não se enquadram nem se ajustam muito bem para o espectador.
Avaliação: **

Read more...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Batalha de Seattle

Título original: Battle in Seattle
País: EUA/Canadá/Alemanha
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 99 min
Direção: Isabel Albuquerque
Elenco: Martin Henderson, Michelle Rodriguez, Woody Harrelson, Charlize Theron, Jennifer Carpenter, André Benjamin, Ray Liotta, Connie Nielsen e Channing Tatum.

Sinopse: baseado em uma das mais manifestações antiglobalização mais célebres dos últimos tempos, durante encontro da Organização Mundial de Comércio (OMC), em Seattle, nos EUA, em 1999. Entre 50 e 100 mil pessoas mobilizaram-se por cinco dias, nas ruas da cidade de Seattle até o total fracasso da chamada "Rodada do Milênio".
Crítica: tomando por suporte fatos reais, mas com personagens fictícios, apelou em alguns momentos para o sensacionalismo e dramalhão, não retratando fielmente alguns acontecimentos. Um pouco mais de senso crítico teria sido bem-vindo.
Avaliação: ***

Read more...

Ouro Negro

Título original: Ouro Negro
País: Brasil
Ano: 2008
Gênero: Drama
Duração: 115 min
Direção: Isabel Albuquerque
Elenco: Danton Mello,Thiago Fragoso, Luiza Curvo, Maria Ribeiro, Odilon Wagner, Chico Diaz, Malu Galli e Daniel Dantas.

Sinopse: longa-metragem de ficção, baseado em fatos reais, sobre a trajetória dos pioneiros no Brasil. João Martins (Danton Mello), aprendiz do médico e geólogo alemão, José Gosch (Odilon Wagner), implanta uma companhia de petróleo no Estado de Alagoas, realizando um antigo sonho, mas enfrenta a pressão dos trustes internacionais, que afetam drasticamente a sua vida pessoal.
Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pecados do Meu Pai

Título original: Pecados de Mi Padre
País: Argentina/Colômbia
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 93 min
Direção: Nicolás Entel
Elenco: -

Sinopse: a história de Pablo Escobar, o chefe do mais famoso cartel de drogas da Colômbia, narrada por seu filho Sebastian e pela viúva Maria Isabel Santos. Sebastian conta como foi sua infância, repleta de extravagância por todos os lados, apesar do pai ser o homem mais procurado do país. Ele tenta encerrar o ciclo de vingança e assassinatos promovendo uma reconciliação com os filhos das vítimas de seu pai.
Crítica: documentário extremamente informativo sobre a vida do narcotraficante colombiano Pablo Escobar, a convivência em família, a origem do seu dinheiro do narcotráfico, sua participação na política e, consequente, início da violência, onde ordenou a morte de centenas de pessoas, até a sua morte em 1994. Ele chegou a controlar 80% do tráfico mundial de cocaína e sua fortuna chegou a mais de US$ 3 bilhões. Os depoimentos são do seu filho, Sebastian Marroquin (que mudou o nome devido às circunstâncias), e da viúva de Pablo Escobar. Imagens de arquivo ajudam a retratar a história. Numa tentativa de corrigir os erros do pai, Sebastian sai do anonimato (vive hoje em Buenos Aires) e decide buscar uma reconciliação com os filhos de dois políticos, assassinados por homens do seu pai. Escreve, então, uma carta, pedindo desculpas. Um encontro entre eles ocorre.
Avaliação: ***

Read more...

Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Título original: Män som hatar kvinnor
País: Suécia/Dinamarca
Ano: 2009
Gênero: Policial
Duração: 152 min
Direção: Niels Arden Oplev
Elenco: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Peter Haber, Lena Endre e Sven-Bertil Taube.

Sinopse: nos anos 60, a família do poderoso empresário sueco Henrik Vanger sofreu com o desaparecimento da jovem Harriet, de apenas 16 anos, da ilha onde morava. Crente de que a sobrinha foi assassinada por algum parente próximo, o executivo tenta de toda forma descobrir o que aconteceu, mas sem resultados. Quarenta anos depois, ele continua recebendo a cada aniversário um misterioso presente que lhe faz recordar da garota, e que ele tem a certeza de que é enviado pelo assassino. Disposto a descobrir a verdade, Henrik contrata o jornalista investigativo Mikael Blomqvist, que tem a missão de desvendar os mais terríveis segredos da família. O repórter, que acaba de ser condenado à prisão injustamente, terá pouco tempo para o trabalho, antes que tenha de cumprir sua pena. Contando com a ajuda da misteriosa hacker Lisbeth Salander, Mikael logo percebe que o desaparecimento de Harriet envolve uma série de crimes raciais e sexuais, que começaram muitos anos antes do sumiço da jovem, e que podem ainda estar acontecendo.
Crítica: o mistério é o grande sucesso nessa trama, surpreendente e, em nenhum momento, previsível. Produção de primeira. Mas para assisti-lo é preciso paciência, pois é longo; e estar bem atento, devido ao grande número de informações e nomes que são revelados ao espectador. Destaque para a atuação de Noomi Rapace, como Lisbeth. Além do suspense em torno do assassinato de uma jovem, o filme ainda aborda questões como racismo, nazismo, estupro e assédio sexual. As cenas são fortes e bem realistas.
Curiosidade: ‘Os Homens Que Não Amavam as Mulheres’ é a primeira obra da série Millenium. Escrita pelo jornalista investigativo sueco Stieg Larsson, a trilogia se tornou um dos maiores sucessos do mercado editorial do mundo, vendendo mais de 10 milhões de exemplares. Conhecido por suas reportagens de combate às grandes organizações de extrema direita de seu país, e fundador da revista Expo, de denúncia a grupos racistas, Larsson não chegou a presenciar seu sucesso. Após entregar os originais dos três livros, o escritor faleceu em um ataque cardíaco aos 50 anos, em 2004.
Avaliação: ***

Read more...

Robin Hood

Título original: Robin Hood
País: Reino Unido/EUA
Ano: 2010
Gênero: Aventura
Duração: 148 min
Direção: Ridley Scott
Elenco: Russell Crowe, Cate Blanchett, William Hurt, Max Von Sydow, Kevin Durand, Matthew Macfadyen, Danny Huston, Vanessa Redgrave, Scott Grimes, Oscar Isaac, Robert Pugh, Léa Seydoux e Eileen Atkins.

Sinopse: o destemido arqueiro Robin Hood (Russell Crowe) e seu bando de saqueadores eram ladrões que se preocupavam somente com suas próprias vidas. Até que decidem enfrentar o poder e a corrupção que tomou conta da cidade de Nottingham, sufocada pelos altos impostos e dominada pelo xerife local (Matthew Macfadyen). Em sua luta contra os poderosos e a favor dos oprimidos, Robin passa a ser considerado um fora da lei e, durante sua cruzada, acaba conhecendo e se apaixonando por Lady Marian (Cate Blanchett).
Curiosidade: o diretor Ridley Scott já dirigiu o ator Russel Crowe no filme “O Gladiador”.
Crítica: boa direção, belas imagens, cenários grandiosos, compõem um bom filme de entretenimento que explica como surgiu a lenda de Robin Hood. Russell Crowe já foi mais convincente em outras atuações.
Avaliação: ***

Read more...

domingo, 9 de maio de 2010

A Garota do Parque

Título original: The Girl in the Park
País: EUA
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 109 min
Direção: David Auburn
Elenco: Sigourney Weaver, Kate Bosworth, Alessandro Nivola, Keri Russell, David Rasche, Elias Koteas, Maury Ginsberg e Joanna Gleason.

Sinopse: traumatizada pelo desaparecimento da filha de três anos, o que ocorreu há 15 anos, Julia Sandburg (Sigourney Weaver) segue vivendo emocionalmente isolada, inclusive de seu marido Doug (David Rasche) e do filho Chris (Alessandro Nivola). Mas quando Julia encontra Louise, uma garota problemática com um passado obscuro, todas as suas dolorosas feridas psicológicas reaparecem na sua ilógica e irracional esperança de que Louise possa ser a filha que ela perdeu há muito tempo.
Crítica: o filme é bem produzido e agrada a quem assiste. É um pouco previsível, mas conta com bom elenco. Mantém a atenção do espectador.
Avaliação: ***

Read more...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Entre os Muros da Prisão

Título original: Les Hauts Murs
País: França
Ano: 2008
Gênero: Drama
Duração: 92 min
Direção: Christian Faure
Elenco: Emile Berling, Carole Bouquet, François Damiens, Pascal N'Zonzi, Michel Jonasz, Catherine Jacob, Bernard Blancan, Guillaume Gouix, Anthony Decadi, Julien Bouanich, Jonathan Reyes, Finnegan Oldfield, Simon Perret, Antoine Chaleyssin e Oscar Baudot.

Sinopse: durante a Segunda Guerra Mundial, os órfãos dos combatentes franceses eram entregues a Centros de Educação Vigiada. Aos 14 anos, Yves Tréguier já passara por vários, sendo transferido sempre que tentava fugir. Seu sonho era chegar ao porto e embarcar num navio para Nova Iorque. Guardava com carinho um Atlas, onde percorria imaginariamente a viagem.
Crítica: o filme mostra que os jovens não nascem criminosos, mas podem se tornar depois de sofrerem contínuos ataques de violência verbal, física e sexual. Os Centros de Educação Vigiada franceses, fechados em 1979, lembram muito as condições precárias dos atuais reformatórios brasileiros. Comove, emociona e retrata como cruel um ser humano pode ser e como é difícil alguém sobreviver e recuperar-se num meio onde a humilhação é constante e o amor não existe.
Curiosidade: roteiro baseado no livro de Auguste Le Breton, pseudônimo do escritor Yves Tréguier.
Avaliação: ***

Read more...

O Preço da Traição

Título original: Chloe
País: EUA/Canadá/França
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 96 min
Direção: Atom Egoyan
Elenco: Liam Neeson, Julianne Moore, Amanda Seyfried, Nina Dobrev, Max Thieriot, Laura DeCarteret, Meghan Heffern, David Reale, Mishu Vellani, Krysta Carter, Arlene Duncan, Kathryn Kriitmaa, Richard D. Leko e Joe Ring.

Sinopse: Catherine e David são, à primeira vista, o casal perfeito. Felizes em suas profissões, ela é uma médica e ele um professor, com um filho adolescente talentoso. Mas quando David perde um voo e, consequentemente, sua festa de aniversário surpresa, Catherine começa a suspeitar do marido. Colocando em cheque a sua fidelidade, ela decide contratar Chloe, uma garota de programa, para seduzir David e testar sua fidelidade.
Crítica: a história é fraca, previsível e sem sustentação. Está mais para terror psicológico barato do que drama. Não acrescenta nada. Liam Neeson e Julianne Moore são talentos desperdiçados nesse filme.
Avaliação: **

Read more...

Querido John

Título original: Dear John
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Direção: Lasse Hallström
Elenco: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Henry Thomas, Richard Jenkins, Scott Porter e Luke Benward.

Sinopse: conta a história de John Tyree (Channing Tatum), um jovem soldado que foi para casa durante uma licença, e de Savannah Curtis (Amanda Seyfried), a jovem universitária idealista por quem ele se apaixona durante as férias de faculdade. Durante os próximos sete tumultuosos anos, o casal é separado pelas missões cada vez mais perigosas de John. Apesar de se encontrarem apenas esporadicamente, o casal mantém o contato por meio de uma enxurrada de cartas de amor. Essa correspondência acaba por provocar uma situação com tristes consequências.
Crítica: o drama romântico deve entreter, especialmente, aos mais jovens. Contextualizado nos acontecimentos de guerras onde os EUA estão envolvidos, flui bem a narração feita por meio das cartas trocadas entre os dois apaixonados. Questiona o fato da obrigação militar para com o país e os verdadeiros ideais dos soldados. Porém, a trama peca ao tentar passar mensagens moralistas e ao não convencer em alguns aspectos, devido a acontecimentos extremamente forçados. Destaque para a atuação do pai de John (Richard Jenkins).
Curiosidade: baseado no livro do escritor Nicholas Sparks, mesmo autor de “Diário de uma Paixão” e “Um Amor para Recordar”.
Avaliação: **

Read more...

O Caçador de Recompensas

Título original: The Bounty Hunter
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Comédia romântica
Duração: 110 min
Direção: Andy Tennant
Elenco: Gerard Butler, Jennifer Aniston, Christine Baranski, Natalie Morales, Jason Sudeikis, Cathy Moriarty, Siobhan Fallon, Dorian Missick, Liam Ferguson e Daisy Tahan.

Sinopse: Milo Boyd (Gerard Butler), um azarado caçador de recompensas recebe o emprego dos seus sonhos quando é designado a capturar sua fugitiva ex-mulher, a repórter Nicole Hurly (Jennifer Aniston). Ele acredita que o trabalho será dinheiro fácil, mas quando Nicole escapa para seguir a pista de um assassinato encoberto, Milo se dá conta de que nada é fácil entre ele e Nicole. Eles vivem passando a perna um no outro – até que se encontram numa fuga por suas vidas. Se eles achavam que a promessa de amar, honrar e respeitar era árdua – ficar vivos será ainda mais complicado.
Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

A Hora do Pesadelo

Título original: A Nightmare on Elm Street
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Fantasia, suspense, terror
Duração: 98 min
Direção: Samuel Bayer
Elenco: Jackie Earle Haley, Rooney Mara, Kyle Gallner, Katie Cassidy, Thomas Dekker, Kellan Lutz, Clancy Brown, Connie Britton, Lia D. Mortensen, Charles E Tiedje, Judith Hoag, Anna Hagopian, Andrew Fiscella e Patrick Sokley.

Sinopse: refilmagem do clássico do terror A hora do pesadelo (1984), de Wes Craven. Jovens são aterrorizados em seus sonhos pelo assassino Freddy Krueger, um assassino em série que usa uma luva com quatro navalhas e mata as pessoas em seus sonhos.
Curiosidade: até então, a série era composta por sete filmes, além de “Freddy vs. Jason”. Em todos os filmes originais, o personagem horripilante de Freddy Krueger era interpretado por Robert Englund. Na refilmagem, o indicado ao Oscar Jackie Earl Haley (Watchmen) viverá o personagem.
Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

Segurança Nacional

Título original: Segurança Nacional / S.O. S Brasil
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Ação
Duração: 120 min
Direção: Roberto Carminati
Elenco: Ailton Graça, Ângela Vieira, Gracindo Junior, Joaquin Cosio, Milton Gonçalves, Thiago Lacerda e Viviane Victoretti.

Sinopse: 2004, entra em vigor a lei do abate. A FAB está então autorizada a perseguir, atirar e, se for preciso, abater aeronaves que penetrem o espaço aéreo brasileiro sem autorização. Os negócios de muitos traficantes internacioais foram prejudicados. Percebendo o perigo eminente, a ABIN coloca seu melhor homem, o agente Marcos Rocha (Thiago Lacerda) à frente das operações de combate aos narcotraficantes.
Crítica: baseado em fatos reais e confidenciais, "Segurança Nacional' é um thriller com muita ação e que mostra um Brasil pouco conhecido. Pela primeira vez os brasileiros poderão ver no cinema a ação de agentes de inteligência, força aérea, exército e policiais com alguns efeitos especiais. Retrata o patriotismo de uma forma curiosa e, em meio a sequências eletrizantes de ação, os produtores não se esqueceram do romance e de uma boa história. Mas a atuação de alguns atores deixa a desejar.
Avaliação: **

Read more...

Cadê os Morgan?

Título original: Did You Hear About the Morgans?
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Comédia romântica
Duração: 103min
Direção: Marc Lawrence
Elenco: Hugh Grant, Sarah Jessica Parker, Natalia Klimas, Vincenzo Amato e Jesse Liebman.

Sinopse: Paul (Hugh Grant) e Meryl Morgan (Sarah Jessica Parker) formam um casal bem sucedido de Manhattan. Quando decidem se separar, isto causa uma surpresa geral entre seus conhecidos. Entretanto, a situação piora quando acidentalmente testemunham um assassinato e passam a ser perseguidos por um matador profissional. Para protegê-los, os agentes da polícia resolvem transferi-los para as montanhas de Wyoming. Em uma cidade onde a tecnologia e o conforto ao qual estão acostumados simplesmente não existe, os Morgan precisam se adaptar à nova vida. E, em meio às confusões geradas, reatar a velha paixão.
Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

terça-feira, 4 de maio de 2010

A Saga Crepúsculo – Lua Nova

Título original: The Twilight Saga: New Moon
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Romance, aventura
Duração: 121min
Direção: Chris Weitz
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Dakota Fanning, Ashley Greene, Nikki Reed, Jackson Rathbone, Kellan Lutz, Peter Facinelli, Edi Gathegi, Rachelle Lefevre, Michael Sheen, Chaske Spencer, Elizabeth Reaser, Alex Meraz, Jamie Campbell Bower, Christopher Heyerdahl, Cameron Bright e Billy Burke.

Sinopse: o romance entre vampiro e mortal é elevado a novo nível, quando Bella Swan (Kristen Stewart) tem que enfrentar seu destino pelo amor do vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson). Como ela entra de cabeça nos mistérios do mundo sobrenatural que ela aspira em fazer parte, Bella descobre alguns segredos antigos que a coloca mais em perigo do que nunca. Logo após Bella completar 18 anos, Edward decide deixá-la para trás em um esforço para protegê-la. Com uma tristeza inconsolável, Bella atravessa seu último ano de escola dormente e sozinha e descobre que ela pode chamar a imagem de Edward sempre que se coloca em perigo. Seu desejo em estar com ele a qualquer custo a leva a assumir riscos cada vez maiores.
Crítica: segundo capítulo da fenomenal bem sucedida série de Stephenie Meyer, o longa mantém a ação, o romance e aventura. Tecnicamente, é melhor que o primeiro
Sem perder tempo com flasbacks, quando o filme começa, já é aniversário de Bella e a passagem do tempo pesa muito para ela, afinal, seu amado Edward não envelhece. Na festa na casa dos Cullen, Bella sofre um corte de papel e quase é atacada por um dos irmãos. É o início do drama do esbranquiçado Romeu, que percebe o risco que sua Julieta corre ao ficar ao seu lado e decide se afastar.
Depois de muitas noites sem dormir, a desconsolada menina pouco a pouco volta a viver, mas não esquece Edward, que aparece em forma de visões sempre que ela está em perigo. Ao perceber isso, Bella começa a se atirar em situações arriscadas. Uma delas envolve andar de moto. E é aí que entra Jacob (Taylor Lautner), amigo da família e apaixonado pela moça. Juntos os dois vão reconstruir umas motos, para que ela possa se aventurar sobre duas rodas e assim vislumbrar flashes daquele que dilascerou seu coração. Porém, passar tempo ao lado de Jacob cicatriza o peito da garota, que agora começa a nutrir emoções pelo descendente de índios. Até que leva o segundo “fora” e a história começa a se repetir, desta vez trocando o drama dos vampiros pelo clã dos lobisomens, seus grandes rivais.
O drama novelesco, as atuações exageradamente teatrais (embora já bem melhores do que no filme de estreia) cheias de longas pausas entre uma palavra e outra podem enervar os desavisados, mas é tudo o que querem as menininhas de 12 anos. A cada jura de amor do tipo "Você é a única coisa que me mantém vivo" dita por Edward, ou a cada barriga de tanquinho que aparece, suspiros serão ouvidos.
E eles são tão frequentes quanto as cenas em que a câmera passeia ao redor da Bella, mostrando como ela está perdida, ora em um mundo que não é o dela, ora em seus sonhos, ora entre seus dois amores. A repetição de cenas como essa ou as contemplativas que visivelmente só estão ali para mostrar as músicas que estão no CD da trilha sonora cansam.
Mas se você é fã, nada disso importa. E a história não termina aqui. Os jovens admiradores da obra agradecem.
Avaliação: ***

Read more...

sábado, 1 de maio de 2010

Aproximação

Título original: Disengagement
País: França/Israel
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 115 min
Direção: Amos Gitai
Elenco: Juliette Binoche, Liron Levo, Jeanne Moreau, Barbara Hendricks, Dana Ivgy, Hiam Abbass, Tomer Russo, Israel Katorza, Yussuf Abu-Warda, Uri Klauzner e Amos Gitai.

Sinopse: um jovem israelense viaja à França para acompanhar o funeral do pai e lá encontra Ana, sua meia-irmã. A aproximação das duas acontece de maneira serena e amistosa, porém, durante a leitura do testamento, Ana ficará chocada com o seu conteúdo revelador, capaz de trazer a tona verdades e segredos que acreditava pertencerem somente a ela. Atendendo a uma das vontades do falecido pai, Ana vai a Israel acertar contas com um passado que ela escondia, no mesmo momento em que acontece a retirada dos assentamentos da Faixa de Gaza pelo Exército Israelense.
Curiosidade: apesar de ter sido concluído em 2007
, o filme só foi lançado no Brasil este ano, sendo que o diretor, neste período, já realizou mais três filmes. Amos Gitai é considerado o maior cineasta de Israel e sempre trata, em suas obras, das questões do conflito entre judeus e palestinos.
Crítica: o filme é lento e tem um roteiro fraco. Cenas estão perdidas e soltas na trama. A história tem até uma grande revelação, mas é mal conduzida. Nem a atuação de Juliente Binoche, que até emociona em algumas partes, nem o fundo político com a retirada dos assentamentos na Faixa de Gaza, salvam o filme. Pouco acontece durante a película de 105 minutos.
Avaliação: **

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP