sexta-feira, 14 de maio de 2010

Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Título original: Män som hatar kvinnor
País: Suécia/Dinamarca
Ano: 2009
Gênero: Policial
Duração: 152 min
Direção: Niels Arden Oplev
Elenco: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Peter Haber, Lena Endre e Sven-Bertil Taube.

Sinopse: nos anos 60, a família do poderoso empresário sueco Henrik Vanger sofreu com o desaparecimento da jovem Harriet, de apenas 16 anos, da ilha onde morava. Crente de que a sobrinha foi assassinada por algum parente próximo, o executivo tenta de toda forma descobrir o que aconteceu, mas sem resultados. Quarenta anos depois, ele continua recebendo a cada aniversário um misterioso presente que lhe faz recordar da garota, e que ele tem a certeza de que é enviado pelo assassino. Disposto a descobrir a verdade, Henrik contrata o jornalista investigativo Mikael Blomqvist, que tem a missão de desvendar os mais terríveis segredos da família. O repórter, que acaba de ser condenado à prisão injustamente, terá pouco tempo para o trabalho, antes que tenha de cumprir sua pena. Contando com a ajuda da misteriosa hacker Lisbeth Salander, Mikael logo percebe que o desaparecimento de Harriet envolve uma série de crimes raciais e sexuais, que começaram muitos anos antes do sumiço da jovem, e que podem ainda estar acontecendo.
Crítica: o mistério é o grande sucesso nessa trama, surpreendente e, em nenhum momento, previsível. Produção de primeira. Mas para assisti-lo é preciso paciência, pois é longo; e estar bem atento, devido ao grande número de informações e nomes que são revelados ao espectador. Destaque para a atuação de Noomi Rapace, como Lisbeth. Além do suspense em torno do assassinato de uma jovem, o filme ainda aborda questões como racismo, nazismo, estupro e assédio sexual. As cenas são fortes e bem realistas.
Curiosidade: ‘Os Homens Que Não Amavam as Mulheres’ é a primeira obra da série Millenium. Escrita pelo jornalista investigativo sueco Stieg Larsson, a trilogia se tornou um dos maiores sucessos do mercado editorial do mundo, vendendo mais de 10 milhões de exemplares. Conhecido por suas reportagens de combate às grandes organizações de extrema direita de seu país, e fundador da revista Expo, de denúncia a grupos racistas, Larsson não chegou a presenciar seu sucesso. Após entregar os originais dos três livros, o escritor faleceu em um ataque cardíaco aos 50 anos, em 2004.
Avaliação: ***

1 comentários:

Eliana,  16 de maio de 2010 às 17:11  

Um bom suspense. Recomendo.

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP