quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Profeta

Título original: Un prophète
País: França/Itália
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 155 min
Direção: Jacques Audiard
Elenco: Tahar Rahim, Niels Arestrup, Adel Bencherif, Hichem Yacoubi, Reda Kateb, Jean-Philippe Ricci, Gilles Cohen, Antoine Basler, Leïla Bekhti e Pierre Leccia.

Sinopse: Malik El Djebena (o Profeta) condenado a seis anos de prisão, meio árabe, meio córsico, é analfabeto. Ao chegar à prisão, totalmente sozinho, parece mais jovem e mais frágil do que os outros presos. Ele está com 19 anos. O líder da facção dos córsicos dá a Malik uma série de “missões” a serem cumpridas. Ele aprende rápido e se fortalece, ganhando a confiança do chefe da facção. Malik usa toda a sua inteligência para desenvolver discretamente o seu plano.
Crítica: um filme sobre o crime e a violência nas prisões, a corrupção policial, o jogo de forças e poder entre os reclusos, enfim, sobre o sistema carcerário. Com um roteiro envolvente, repleto de situações embaraçosas e labirínticas, e atuações competentes (com destaque para Tahar Rahim que vive o protagonista), o longa consegue transpor os horrores que um jovem deve enfrentar para sobreviver em uma cadeia, onde ninguém é confiável. A mensagem é dura: quem entra ali sai pior.
Curiosidade: “O profeta” venceu o grande prêmio do Júri do Festival de Cannes, em 2009.
O cineasta optou por rostos desconhecidos (não atores, atores de teatro e ex-presidiários) para compor seu filme.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP