sexta-feira, 7 de maio de 2010

Entre os Muros da Prisão

Título original: Les Hauts Murs
País: França
Ano: 2008
Gênero: Drama
Duração: 92 min
Direção: Christian Faure
Elenco: Emile Berling, Carole Bouquet, François Damiens, Pascal N'Zonzi, Michel Jonasz, Catherine Jacob, Bernard Blancan, Guillaume Gouix, Anthony Decadi, Julien Bouanich, Jonathan Reyes, Finnegan Oldfield, Simon Perret, Antoine Chaleyssin e Oscar Baudot.

Sinopse: durante a Segunda Guerra Mundial, os órfãos dos combatentes franceses eram entregues a Centros de Educação Vigiada. Aos 14 anos, Yves Tréguier já passara por vários, sendo transferido sempre que tentava fugir. Seu sonho era chegar ao porto e embarcar num navio para Nova Iorque. Guardava com carinho um Atlas, onde percorria imaginariamente a viagem.
Crítica: o filme mostra que os jovens não nascem criminosos, mas podem se tornar depois de sofrerem contínuos ataques de violência verbal, física e sexual. Os Centros de Educação Vigiada franceses, fechados em 1979, lembram muito as condições precárias dos atuais reformatórios brasileiros. Comove, emociona e retrata como cruel um ser humano pode ser e como é difícil alguém sobreviver e recuperar-se num meio onde a humilhação é constante e o amor não existe.
Curiosidade: roteiro baseado no livro de Auguste Le Breton, pseudônimo do escritor Yves Tréguier.
Avaliação: ***

1 comentários:

Maru,  14 de maio de 2010 às 16:24  

Um pouco previsível, mas bom.

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP