quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A Árvore da Vida (Shan Zha Shu Zhi Lian/ Under The Hawthorn Tree)

País: China
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 114 min
Direção: Zhang Yimou
Elenco: Dongyu Zhou, Shawn Dou, Meijuan Xi, Xuejian Li, Taisheng Chen, Rina Sa, Liping Lü, Ruijia Jiang, Xinbo Yu e Xinyun Xi.

Sinopse: Jing, uma inocente estudante do ginásio, é enviada para uma remota aldeia para “reeducação” durante a Revolução Cultural. Com seu pai preso como “direitista” e a família posta à margem, Jing sabe que seu futuro e de sua família dependem de como ela se comportará aos olhos das autoridades. Um movimento errado e suas vidas podem ser destruídas. Mas ela se apaixona por Sun, o filho de um General. Devido à diferença de suas posições sociais, o romance entre os dois é impensável e perigoso, mas a atração mútua é irresistível.

Curiosidade: do mesmo diretor de ‘Lanternas Vermelhas’ e ‘O Clã das Adagas Voadoras’. Baseado no best-seller de Ai Mi.

Críticauma trama feita para emocionar, situada durante a Revolução Cultural, quando Mao Tsé-Tung abafou, a custo de muita propaganda e prisões, uma incipiente oposição.
No contexto político de controle do pensamento, há o amor juvenil de uma estudante, Jing, e um jovem adulto, Sun, membro de uma divisão do Exército. Ela, muito pobre e de “histórico duvidoso”, com seu pai “direitista” encarcerado como preso político e a mãe, antiga professora, agora trabalhando como faxineira.
A relação dos jovens é acompanhada, passo a passo, e retratada de forma belíssima. Impossível não se comover. Apesar do melodrama, é um belo trabalho, que leva à reflexão sobre os acontecimentos históricos e o amor impossível em meio a tudo isso.
O filme é baseado em fatos verídicos.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP