quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Argo

País: EUA

Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Direção: Ben Afleck
Elenco: Bryan Cranston, Ben Affleck e John Goodman.

Sinopse: durante a crise política iraniana, especialista em disfarces é recrutado para resgatar seis norte-americanos refugiados na casa do embaixador canadense em Teerã.

Crítica: Affleck amadureceu de uma maneira poucas vezes vista em Hollywood, deixando de lado uma carreira de altos e baixos, para produzir seus próprios trabalhos e com muito talento.
Dono de uma história tão peculiar no cinema, ele acertou ao trazer Argo para as telonas, afinal a trama é tão irreal quanto a sua carreira. O enredo enfoca uma operação nada ortodoxa para liberar reféns no Irã em 1979.
Após a invasão da embaixada dos Estados Unidos, seis funcionários fogem e procuram abrigo na casa do cônsul canadense. Depois de tomar ciência da situação, a CIA chama Tony Mendez (Affleck), um especialista em resgates, para desenvolver um plano de fuga.
Sem melhores alternativas devido ao governo ditatorial que vigora no país, ele resolve criar um falso filme, uma cópia descarada de Star Wars, que se chamaria Argo. Com a desculpa de procurar locações, ele entra no Irã para ajudar os americanos.
Apesar de ser difícil de acreditar, toda a trama é baseada em fatos reais. Aliás estamos tão acostumados a ser iludidos com essa expressão, que o diretor faz questão de mostrar fotos dos personagens e reportagens da época durante os créditos, ressaltando o trabalho de pesquisa e a fidelidade dos fatos.
É claro que todo o patriotismo americano está presente, afinal qual outra maneira de bancar um projeto destes em Hollywood? Porém, este longa tem o diferencial de não colocar os EUA acima do bem e do mal. Existe uma introdução muito bem montada que apresenta o momento político da época e justifica o porquê dos militantes muçulmanos terem tanto ódio dos ianques.
No entanto, não espere um roteiro extremamente sério, pois, apesar de ser um drama, a produção é recheada de brincadeiras com os vícios da indústria cinematográfica. Destes momentos de humor, destaque para a dupla de atores John Goodman e Alan Arkin, que interpretam colaboradores da CIA. Vale citar que o personagem de Goodman: John Chambers, realmente foi informante do governo, além de ser o vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem em 1969, por seu trabalho em ‘Planeta dos Macacos’.
Deixando clichês e exageros de lado, o filme consegue dar o seu recado.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP