segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Na Terra de Amor e Ódio (In the Land of Blood and Honey)


País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 127 min
Direção: Angelina Jolie
Elenco: Zana Marjanovic, Goran Kostic e Rade Serbedzija.

Sinopse: o complexo relacionamento entre um soldado sérvio e uma jovem bósnia.

Crítica: o primeiro filme de Angelina Jolie como diretora, tratando do sangrento conflito na Bósnia nos anos 90, é um filme simplista, fruto de seu ativismo humanitário, e decepciona.
A visão de guerra mostrada no longa é rasa e superficial. Só um lado é mostrado, onde todos os sérvios são carrascos e os bósnios, bonzinhos e vítimas. E todos sabem que em uma guerra sempre há bons e ruins nas duas extremidades.
Sensibilizada pelos inúmeros estupros ocorridos no conflito, a aspirante a cineasta transformou todos os soldados sérvios de seu longa em estupradores atávicos. Eles molestam as mulheres simplesmente porque são maus, porque violentar fêmeas faz parte da natureza deles. Não há individualidades, conflitos pessoais, remorso: todos são maus e ponto final.
Em meio ao horror dessa guerra muito particular, surge um romance. Ele é o policial sérvio Danijel (Goran Kostic) e ela, a artista plástica mulçumana bósnia Ajla. Ambos flertavam pouco antes do conflito, que interrompe o romance incipiente. Reencontram-se quando Ajla é feita prisioneira com outras mulheres e levada para uma base militar sérvia para trabalhar como serviçal e escrava sexual. Quando a vê, Danijel, um oficial, a livra de ser seviciada por seus homens.
Ele a protege como pode, mesmo estando em extremos opostos da equação étnica. É uma espécie de ser estranho dentro de seu meio. Único homem com resquícios de dignidade e humanidade a conviver com animais insanos, incluindo seu pai, general destemperado interpretado por Rade Serbedzija. O bom ator é completamente desperdiçado por seu personagem sem profundidade e personalidade.
O que segue adiante ajuda a enterrar de vez o filme. Enquanto Danijel e Ajla fazem amor ao longo de toda trama, ela se sente culpada por ter sorte melhor que as mulheres de seu povo e ele, por sua vez, vive um dilema pessoal por estar se relacionado amorosamente com uma mulçumana. O pano de fundo desse romance é a guerra, que não é guerra. Porque em Na Terra de Amor e Ódio não houve confronto entre sérvios e bósnios, mas apenas aqueles massacrando estes.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP