segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Infância Clandestina (Infancia Clandestina)


País: Argentina
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 112 min
Direção: Benjamin Ávila
Elenco: Ernesto Alterio, Natalia Oreiro, César Troncoso, Douglas Simon, Christina Banegas, Teo Gutiérrez Romero, Violeta Palukas e Mayana Neiva.

Sinopse: Argentina, 1979. O menino Juan (Teo Gutiérrez Romero), de 12 anos, vive na clandestinidade da mesma maneira que seus pais e seu tio Beto (Ernesto Alterio). Na escola, ele é conhecido como Ernesto e encontra María (Violeta Palukas), de quem sabe apenas o nome.

Crítica: é o representante da Argentina ao Oscar 2013 de Melhor Filme Estrangeiro e merece, com certeza, a indicação.
Uma direção segura, um roteiro preciso, uma história real, uma perfeita reconstituição de época e um elenco exemplar, com destaque para Teo Gutiérrez Romero (que vive o menino Juan) e Ernesto Alterio que interpreta seu tio Beto.
A direção soube conduzir Juan muito bem pelo enredo que aborda a época da ditadura. Em plena luta armada, num clima de violência e medo, Juan é obrigado a amadurecer rapidamente, em meio a mudanças constantes de casa e de escola, reuniões clandestinas, perdas sofríveis e um amor de adolescência. Nem seu nome verdadeiro ele pode revelar. Para todos, o seu nome é Ernesto.
O tema já foi retratado várias vezes pelos próprios argentinos, mas esse realmente tem um diferencial por falar de amor em plena ditadura. Juan é muito cativante, assim como os outros personagens que atingem em cheio o espectador, com diálogos fortes e performances extremamente naturais.
Belo, sensível e tocante. Confira!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP