sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A Aventura de Kon-Tiki (Kon-Tiki)

País: Reino Unido/Noruega/Dinamarca/Alemanha/Suécia
Ano: 2012
Gênero: Ação
Duração: 118 min
Direção: Joachim Rønning e Espen Sandberg
Elenco: Pål Sverre Hagen, Anders Baasmo Christiansen e Gustaf Skarsgård.

Sinopse: inspirado na história do explorador Thor Heyerdahl, o filme narra a expedição Kon-Tiki, que atravessou o Pacífico para provar que os moradores da América do Sul podem ter ocupado a Polinésia em épocas pré-colombianas.

Crítica: A ‘A Aventura de Kon-Tiki’ foi buscar sua inspiração no pesquisador norueguês, Thor Heyerdahl, que viveu vários anos na Polinésia, onde desenvolveu uma interessante teoria: o arquipélago teria sido habitado, há 1.500 anos, não por tribos de origem oriental, como se pensava até então, mas por índios vindos do que hoje se conhece como Peru.
A ideia causou polêmica e foi prontamente questionada por autoridades do mundo científico, já que o Peru fica a cerca de 8 mil quilômetros da Polinésia. Apesar de desacreditado, Thor não desistiu. Para comprovar sua teoria, precisaria colocá-la em prática, ou seja, fazer a mesma viagem que os índios peruanos haviam feito. Após ouvir muitas negativas, procurou o presidente do Peru na época (1947) e obteve o apoio financeiro que precisava para a realização da sua empreitada. Conseguiu juntar mais 5 aventureiros para a sua viagem e construíram a embarcação tal qual a original. Material e mantimentos para a viagem foram fornecidos pelo seu patrocinador.
A partida foi muito festejada, mas a partir daí viriam as dificuldades: mau tempo, tubarões, relâmpagos, dificuldade de direção, problemas na comunicação via rádio, recifes de corais pontiagudos, mas tudo foi superado. No 101° dia da viagem, chegaram ao destino final.
O filme tem uma talentosa direção de arte, reconstituição de época, interpretações, trilha sonora, fotografia e efeitos especiais. A narrativa clássica é digna de uma grande história. Foi feito em duas versões, com os mesmos atores: uma falada em norueguês, para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro, e outra falada em inglês, já visando ao mercado internacional.
Três anos após a travessia, o próprio Thor dirigiu um documentário em longa metragem sobre a sua saga. E com ele ganhou o Oscar da categoria. O feito de Thor Heyerdahl é até hoje cultuado na Noruega; um excelente museu mostra toda a sua expedição.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP