terça-feira, 27 de agosto de 2013

O Renascimento do Parto

País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Duração: 90 min
Direção: Eduardo Chauvet
Elenco: -

Sinopse: "O Renascimento do Parto" retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras.

Crítica: apesar da temática, crítica e denúncia interessantes, o documentário se perde em meio a tantos números que, no final das contas, pelo aspecto documental, é a melhor parte. Um verdadeiro levantamento histórico do parto normal à avalanche de procedimentos cirúrgicos feitos atualmente.
Além disso, obstetras, pediatras, parteiras e enfermeiras são ouvidos em meio ao depoimento emocionado de uma mãe que pretendia fazer um parto normal e foi convencida pelo médico a optar pela cesariana.
Entre os depoimentos interessantes, está o da mulher do ator e aspirante à cineasta Márcio Garcia. Ela teve um filho por cesariana, outro de parto normal em hospital e o terceiro em casa. Conta em detalhes suas experiências e como cada uma delas a marcou nesse momento tão delicado e importante da vida.
Mas depois o filme se perde em meio a conclusões não comprovadas cientificamente que não passam de suposições descabidas. Para completar, a trilha sonora, por vezes, é inadequada às situações expostas e na mudança de cenas. 


Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP