segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Bling Ring: A Gangue de Hollywood

País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Policial
Duração: 90 min
Direção: Sofia Coppola
Elenco: Emma Watson, Israel Broussard, Thaissa Farmiga e Leslie Mann.

Sinopse: Nicki, Marc, Rebecca. Sam e Chloe, entre outros jovens de Los Angeles têm em comum uma vida meio vazia, de pais ausentes, como Laurie, mãe de Nicki, que não tem a menor noção do que as filhas estão fazendo nas ruas, durante o dia e, pior, durante a noite. Fascinados pelo mundo glamuroso das celebridades das revistas, como Paris Hilton, e artistas como Kirsten Dunst, o grupo começa a fazer pequenos assaltos na casa dessas pessoas, quando descobrem que entrar nas residências deles não é nada difícil. Cada vez mais empolgados com "os ganhos", o volume dos saques desperta a atenção das autoridades, que decidem dar um basta nos crimes dessa garotada sem limites.

Crítica: o filme é baseado em fatos reais e Sofia Coppola até se inspirou em entrevistas, relatórios da polícia e notícias de jornais. 
A futilidade e a banalidade são os focos, onde o único valor é o consumo. O cinismo desses jovens bonitos, ricos e alienados, que simplesmente roubam por diversão e por ganância, presos numa sociedade de prazeres momentâneos, sem levar em conta qualquer consequência, é revoltante. Outras críticas fortes no filme são a necessidade de aceitação na escola, no grupo, que leva à prática de atos estúpidos; e a ausência total dos pais na vida de seus filhos.
Os cenários são conhecidos: a glamourosa Los Angeles e suas perfeitas casas e coqueiros ao ar livre. A maior curiosidade é saber se a casa das celebridades invadidas foi inventada pela produção ou realmente é a das vítimas, visto que Paris Hilton faz uma ponta no longa, e sua casa é a mais explorada pela gangue. Lindsay Lohan também é uma das figuras exploradas na trama.
Todos os jovens atores exercem bem seus papeis. Destaque para Emma Watson que consegue traspor toda a falsa personalidade de sua personagem e para Israel Broussard que convence como o amigo homossexual, carente por uma amizade e amante do mundo fashion, na medida exata.
A trilha sonora é marcante e presente o tempo inteiro, com músicas no estilo hip hop e pop eletrônico que dão ritmo às cenas.
“Bling Ring” consegue mostrar ao público esse falso mítico glamour (a realidade é outra) que existe em torno de celebridades que transforma adolescentes ricos em bandidos pelo simples prazer de fazer parte desse mundo fantasioso.
O longa tem a assinatura de Sofia, com ritmo e característica exclusivos de suas obras: a exposição de sentimentos representada na tela com câmera lenta e o subjetivismo de não explicar tudo detalhadamente, e sim em meias palavras.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP