quinta-feira, 12 de maio de 2016

A Garota de Fogo (Magical Girl)

País: Espanha
Ano: 2014
Gênero: Suspense
Duração: 127 min
Direção: Carlos Vermut
Elenco: Bárbara Lennie, Luis Bermejo, Lucía Pollán e José Sacristán.

Sinopse: Alicia, de 12 anos, em fase terminal de câncer, sonha com o vestido da série de anime "Magical Girl Yukiko". Seu pai, um professor de literatura desempregado, tenta cumprir o último desejo da filha. Em busca da satisfação da menina, ele acaba entrando numa trilha incomum e obscura de chantagens.

Crítica: muitas perguntas, poucas respostas. É no suspense em torno do personagem de Bárbara (Bárbara Lennie) que o filme se sustenta. Aliás, o cinema espanhol tem se destacado em filmes do gênero.
Tudo o que se passa é misterioso. Tudo o que se vê é nebuloso. Há situações incômodas, arriscadas e sinistras.
Dividido em capítulos, apenas na última parte do filme temos certeza de que Bárbara, confusa e com um comportamento e atitudes nada normais, é a mesma menina que aparece na primeira cena com um professor em sala de aula.
Na história, outros personagens surgem: (Luis Bermejo, em ótima atuação) e Alicia (Lucía Pollán, idem), pai e filha habituados com o convívio diário da morte. Tudo porque ela possui leucemia e sequer sabe se conseguirá comemorar mais um aniversário. Temeroso e carinhoso, Luis faz o que pode para agradá-la. Mesmo que isto inclua arranjar sete mil euros para comprar um vestido exclusivo da personagem de anime preferida dela, a tal “Magical Girl” do título original, sendo que ele está desempregado há 6 meses (ex-professor de literatura). É quando a sombria Barbara entra em cena. Temos também o esposo de Bárbara e um senhor chamado Damián (José Sacristán), um velho conhecido da protagonista e que lhe prestará um favor.
Incrível é como o diretor tece a história, onde todos vão se conectando lentamente e como ele consegue manter o espectador com o olhar fixo na tela. Tudo calculado com maestria.
Mas vale lembrar para os mais sensíveis que é um filme cruel, duro e violento, ainda que esta violência não seja sempre explícita. Por isso mesmo, destaca-se a sabedoria de como tudo é retratado.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP