segunda-feira, 16 de maio de 2016

O Começo da Vida

País: Brasil
Ano: 2016
Gênero: Documentário
Duração: 97 min
Direção: Estela Renner
Elenco: -

Sinopse: um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos. O Começo da Vida convida todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?

Crítica: todo assunto pode ser promissor no cinema, desde que nas mãos certas. Aqui, a direção é falha e se perde em meio a tantas entrevistas, como se tivesse ouvido muita gente sem antes definir o foco do filme. E, com tantos depoimentos, não soube como juntá-los em uma edição eficiente e que levasse ao espectador uma mensagem segura e forte.
Começa falando dos primeiros dias de uma criança, da atenção que requer dos pais (sem aprofundar muito na educação) e desvia, de repente, para questões econômicas e as diferenças que a desigualdade social pode causar no aprendizado e na vida social de uma criança. Essa segunda metade é a melhor do documentário e pena que não tenha sido esse o enfoque. Na primeira parte, os testemunhos são repetidos e não se acrescenta muito.
Ou a diretora deveria ter ouvido mais mães e pais, educadores, psicólogos, etc. ou deveria ter feito uma seleção melhor para conduzir a discussão de forma atraente.
Ela foi mais feliz em documentários anteriores, como “Muito Além do Peso (2012) e “Tarja Branca – a Revolução que Faltava” (2014).

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP