quinta-feira, 12 de maio de 2016

Chicago Boys

País: Chile
Ano: 2015
Gênero: Documentário
Duração: 85 min
Direção: Carola Fuentes e Rafael Valdeavellano
Elenco: -

Sinopse: os economistas responsáveis pelo modelo econômico do Chile na ditadura Augusto Pinochet (1973-1990) recontam sua formação.

Crítica: na década de 1950, alguns estudantes de economia da Universidade Católica de Santiago, apadrinhados pelo norte-americano Arnold Harberger, foram convidados a realizar um intercâmbio na renomada Universidade de Chicago, e por este motivo ficaram conhecidos como os “Chicago Boys”. Nesta temporada na instituição, grande parte do grupo foi influenciada pelas teorias ultraliberais do guru da economia Milton Friedman, com quem tiveram algumas aulas, fato que seria crucial para sua formação e para o futuro do Chile. Esse é o ponto de partida para o desenvolvimento do documentário.
A partir daí somos apresentados aos estudantes e sua história, por meio de depoimentos, fotos e vídeos caseiros. Eles eram um verdadeiro clã, unidos pela amizade.
Ao retornarem ao Chile, decidem apresentar e implantar o modelo econômico neoliberalista com o qual tiveram contato em Chicago. Inicialmente oferecem ao democrata-cristão Eduardo Frei, candidato à presidência derrotado pelo socialista Salvador Allende. Os boicotes, a pressão da imprensa e o apoio da CIA geram a turbulência no governo Allende, e é neste cenário que parte dos Chicago Boys é procurada por pessoas ligadas às Forças Armadas para refazer a proposta oferecida anteriormente e que acabaria sendo utilizada por Pinochet após o golpe militar que tirou Allende do poder.
É especificamente desse plano e de seu papel durante a ditadura de Pinochet com um grande impacto na vida de milhões de chilenos que trata o filme.
As marcas deixadas, os rumos tomados, as escolhas feitas – o embate é interessante. O que foi feito valeu a pena? Fez o país mudar? Tudo seria feito novamente, caso os jovens estudantes tivessem a mesma oportunidade? Eles negam saber que se tratava de um golpe e qualquer conhecimento sobre as mortes e os desaparecimentos à época de pessoas consideradas subversivas.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP