quinta-feira, 12 de maio de 2016

O Dono do Jogo (Pawn Sacrifice)

País: EUA
Ano: 2014
Gênero: Biografia
Duração: 115 min
Direção: Edward Zwick
Elenco: Tobey Maguire, Liev Schreiber e Michael Stuhlbarg.

Sinopse: os soviéticos eram considerados os reis do xadrez e Boris Spassky (Liev Schreiber) era tido como invencível. Mas eis que Bobby Fischer (Tobey Maguire), jovem fenômeno norte-americano, o desafia no Campeonato Mundial de 1972, em plena Guerra Fria. EUA e URSS se enfrentam no tabuleiro em Reykjavík, capital da Islândia, e apenas um enxadrista sairá vencedor.

Crítica: a obsessão de Bobby Fischer (Tobey Maguire) em se tornar o campeão mundial de xadrez é também filmada obsessivamente pelo diretor. Os cortes são abruptos, a dinâmica é veloz e o temperamento explosivo e instável de Fischer, que beira à loucura, é explorado ao máximo.
O suspense é mantido durante toda a trama, que é tensa. Os atores estão ótimos, sobretudo Tobey Maguire e Michael Stuhlbarg, como seu agente, e Peter Sarsgaard (padre e ex-enxadrista). Mas pouco se fala sobre o momento de então: a Guerra Fria.
As partidas de xadrez são bem filmadas e didáticas (para quem conhece o jogo). O impressionante é a memória do enxadrista, sendo capaz de memorizar mais de 20 partidas-relâmpago consecutivas.
Baseado em fatos reais, o longa traz, ao término da sessão, informações sobre Fischer, que morreu em 2008, na Islândia, país que lhe deu cidadania. Foi lá sua grande disputa com o russo Boris Spassky (Liev Schreiber), cuja partida é considerada a melhor disputada até hoje.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP