quinta-feira, 26 de maio de 2016

Território de Caça (The Hunting Ground)

País: EUA
Ano: 2016
Gênero: Documentário
Duração: 103 min
Direção: Kirby Dick e Amy Ziering
Elenco: -

Sinopse: documentário que trata de violência sexual sofrida por homens e mulheres em campus de universidades e de movimentos ativistas lutando por investigação dos casos. A displicência das universidades depois dos incidentes também é retratada.

Crítica: o documentário revela um problema, quase crônico, e pouco conhecido do mundo até então (recentemente que o assunto chegou ao Senado e foi até mencionado pelo presidente Obama): abuso sexual nas universidades americanas, em geral, nas festas de final de semana ou feriados, movidas a muita bebida alcóolica e droga.
A força do agressor, a fragilidade da vítima alcoolizada ou entorpecida com alguma substância inserida na bebida, o medo de denunciar e não ser ouvido e o não apoio das universidades ao receberem tais denúncia são fatores que contribuem para a não punição de quem comete o delito.
O filme traz vários depoimentos e testemunhos (de jovens de ambos os sexos) contando como ocorreu o estupro, como reagiram, quando decidiram contar e a quem contar o ocorrido e, lamentavelmente, a decepção ao ouvirem dos representantes das instituições de ensino perguntas que levavam a crer que os culpados eram eles mesmos: as vítimas.
Todas as grandes universidades estão na lista negra, inclusive Harvard. Mas, a fim de preservar a imagem da entidade, a maioria delas sequer registra a ocorrência, ou se o faz, no máximo o aluno acusado é suspenso. Há um caso de expulsão, por exemplo, mas que logo é anulado e o agressor retorna à instituição, sem qualquer comunicado à acusadora.
A revelação no filme é que muitos são conhecidos ou amigos (e, por isso mesmo, a agressão é menos esperada) e grande parte das acusações recaem sobre jovens atletas que, por serem bastante idolatrados nos EUA e valerem muito dinheiro para os clubes e para o país, tornam-se intocáveis.
Uma esperança para que tal realidade mude surge com duas meninas (também abusadas sexualmente) que se unem e percorrem várias faculdades e universidades do país colhendo informações, ouvindo vítimas, realizando passeatas e cobrando responsabilidade por parte das autoridades. Elas conseguem, por fim, ser ouvidas e recebidas por uma ministra do governo americano.
Os traumas causados nessas(es) jovens são incalculáveis. Algumas(uns) chegam ao extremo ato de se tirar a própria vida por não terem sua dignidade respeitada e não verem nenhuma punição ou justiça aos criminosos.
O tema é importante e necessário. Uma falha do documentário está na sua duração. Uma edição mais apurada e menos repetitiva, com material melhor selecionado e entrevistas mais concisas (sem tantas idas e vindas) teria deixado-o mais objetivo. E objetividade é uma particularidade relevante em filmes deste gênero.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP