quinta-feira, 12 de maio de 2016

Fogo no Mar (Fuocoammare)

País: Itália/França
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 134 min
Direção: Gianfranco Rosi
Elenco: -

Sinopse: o documentário captura a vida da ilha italiana de Lampedusa. Na costa sul da Itália, o local se tornou linha de frente na crise de imigração da Europa e virou manchete mundial por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Oriente Médio que tentam refazer a vida no continente europeu.

Crítica: o cineasta tinha tudo em mãos para fazer um bom documentário, no entanto, apresenta um trabalho enfadonho, lento e cansativo. Raros são os momentos que prendem a atenção do espectador, como o médico que recebe e atende aos refugiados e fala sobre os diagnósticos, as condições em que viajam, os valores pagos para viajarem em péssimas condições, como a de um barco superlotado que se divide em primeira, segunda e terceira classes. Juntando esses pedaços, dão 20 minutos de filme.
O diretor tenta, sem sucesso, fazer um comparativo com a vida pacata de quem vive em Lampedusa. Os naufrágios e os muitos que morrem na travessia tornaram-se acontecimentos banais para quem ouve essas notícias quase que diariamente.
Realmente, o filme poderia ter explorado muitos mais: ouvindo mais as pessoas, investigando suas motivações, seus anseios e colhendo depoimentos das pessoas que trabalham nas embarcações que fazem o contato com os refugiados ainda no mar e partem em seu resgate.

Avaliação: *

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP