domingo, 24 de dezembro de 2017

Corpo e Alma (A Teströl és Lélekröl)

País: Hungria
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 116 min
Direção: Ildiko Enyedi
Elenco: Alexandra Borbély, Morcsányi Géza, Zoltán Schneider e Ervin Nagy.

Sinopse: uma história de amor que começou em sonho, literalmente. Numa dualidade entre o dormir e o acordar, dois jovens que não se conhecem têm sonhos exatamente iguais, e acabam se encontrando diariamente todas as noites nesse mundo paralelo de fantasia. Quando chega a hora de se encontrarem de verdade, a situação se mostra ainda mais complexa. 

Críticao filme, representante da Hungria para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2018, é um forte concorrente.
De forma criativa, gradual e intensa, “Corpo e Alma” conta uma história sobre as dificuldades das relações humanas e da convivência, as nossas fraquezas e a ausência de comunicação.
A primeira cena do filme são dois cervos na floresta nevada; mais adiante entendemos o que ela representa. O interessante é que a diretora faz as revelações de forma sutil e natural.
Os protagonistas Márika e Endre (interpretados, respectivamente, por Alexandra Borbély e Morcsányi Géza) são excelentes e nos envolvem em sua situação incomum. Somos comovidos pelo sofrimento de Márika na total fobia que tem do contato humano. Mesmo diante de problemas tão sérios, ainda há espaço para o humor que dá leveza à trama em alguns momentos, quando, por exemplo, ela vai ao terapeuta e tenta seguir as instruções passadas por ele.
A trama ainda permite questionamentos quanto à exploração animal (ambos trabalham em um frigorífico); quanto às modernidades tecnológicas; quanto ao desrespeito às diferenças; quanto ao machismo; quanto à hipocrisia das relações humanas.
E tudo isso num roteiro que só vem crescendo, trazendo uma boa surpresa a cada acontecimento da história.
O final é inspirador. Um filme nobre. Imperdível e merecedor do Oscar.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP