segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Lucky

Lucky
País: EUA
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 86 min
Direção: John Carroll Lynch
Elenco: Harry Dean Stanton, David Lynch e Ron Livingston.

Sinopse: depois de fumar por muito mais tempo que todos os seus conterrâneos, o velho ateu Lucky, de 90 anos, está no fim de seus dias, apenas esperando a morte. Vivendo em uma cidade no deserto, ele inicia sua última atividade antes de partir: se autoexplorar para enfim encontrar iluminação.

Crítica: “Lucky” é um filme para todo e qualquer tipo de público assistir. Lucky (interpretado pelo formidável Harry Dean Stanton) traz em seu personagem uma meditação sobre mortalidade, solidão, espiritualidade e conexão humana. Mas tudo com muito humor, ironia e sabedoria.
Lucky, ateu empedernido, fumante inveterado, com 90 anos, extremamente lúcido e crítico (critica com veemência advogados e agentes de seguros de vida, chamando-os de sanguessuga), não tem medo da morte. Sabe que é preciso aceitar, simplesmente. A palavra "realidade", segundo ele, justifica bem o que é a aceitação.
Nunca se casou e tem sua rotina diária de tomar café, fazer seus minutos de ginástica (yoga), ir ao restaurante fazer sua palavra cruzada, passar no mercado e comprar seu leite e ir ao bar à noite conversar com os amigos.
O filme constrói de forma dinâmica tal rotina, sem deixar a trama cair na mesmice, na lentidão ou na melancolia. Cada dia há uma situação inusitada ou em novo encontro para irmos conhecendo Lucky em sua intimidade.
Os momentos de reflexão, sempre pontuados com um ótimo texto, e inseridos no momento certo, ocorrem com pequenos relatos, como por exemplo, durante um encontro com um veterano de guerra que cita o sorriso de uma criança de 7 anos que é budista e está feliz porque vai morrer em meio à guerra.
Um dia, ele cai em casa e vai ao médico. Mas o diagnóstico é de que ele está bem, sem nenhuma fratura, problema de pressão ou qualquer outra doença, apesar de fumar uma carteira de cigarro por dia. Ele apenas está envelhecendo e um dia irá morrer. Tal constatação faz com que ele acorde e veja que talvez falte pouco tempo.
Aceita o convite para uma festa de aniversário de criança, onde rouba a cena cantando (de verdade) uma música em espanhol. Perdoa as pessoas de um bar (do qual ele teria sido expulso uma vez por infringir as regras) e passa a dar valor um pouco mais à companhia dos amigos.
Ateu sim, mas de um respeito inigualável aos sentimentos dos outros inigualável, um amor incondicional aos animais, sem preconceitos e de uma tranquilidade e uma lucidez que impressionam.
O diretor aborda, com mestria, temas que geralmente incomodam: velhice e morte. Mas o roteiro nos surpreende com uma bela história, que em nada lembra uma tragédia.
Sensacional! Imperdível!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP