segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Verão 1993

País: Espanha
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 108 min
Direção: Carla Simón
Elenco: Laia Artigas, David Verdaguer, Paula Robles e Bruna Cusí.

Sinopse: a pequena Frida (Laia Artigas) é uma criança em crise. Depois de perder o pai, ela sofre também com a morte da mãe, devido a uma doença que ela ainda não é capaz de compreender, ela muda-se para a casa dos tios, em outra cidade. Apesar do afeto e compreensão da família, Frida manifesta um comportamento agressivo, especialmente com a prima mais nova.

Crítica: o filme aborda um assunto delicado, de forma bem racional.
No início acompanhamos o olhar de Frida (interpretada pela convincente Laia Artigas), uma criança, mas com olhar adulto que presta atenção a tudo o que vê. Pessoas da família agitadas, malas arrumadas, uma despedida dos avós e tias, e quase nenhuma explicação.
Sua vida em 1993 muda e a sua maior dificuldade será adaptar-se a ela. Não é uma simples mudança de lar, de ares, de colégio ou de amigos. É uma ruptura com aquilo que lhe era mais valioso, o amor dos pais. A ausência repentina é dura, sobretudo porque Frida não entende porque não pôde ver a mãe pela última vez ou sequer conhecer a causa da morte.
A nova vida começa ao lado do tio (irmão de sua mãe), casado e que tem uma filha menor. Ela observa a relação deles e sente inveja, ciúmes. Afinal, por que ela não tem direito ao mesmo?
Aos poucos, a trama vai dando suas pistas e confirmamos a suspeita inicial: a mãe de Frida tinha Aids e passou o vírus para a filha. É um fardo pesado para uma criança: perda, sofrimento e, ainda, rejeição de outras crianças. A resposta dela vem de forma agressiva. E a defesa precisa ser quebrada. Para tanto, a necessidade se ser amada é inevitável.
A narrativa conduz bem o aprendizado, o amadurecimento, o relacionamento de Frida com a nova família, sem melodramas.
A cena final pega o espectador de surpresa. A dor é profunda e cada um lida com ela como pode.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP