domingo, 25 de março de 2018

A Livraria (The Bookshop)


País: Alemanha/Espanha/Reino Unido
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 113 min
Direção: Isabel Coixet
Elenco: Emily Mortimer, Bill Nighy e Patricia Clarkson.

Sinopse: no final da década de 50, uma mulher recém-chegada em uma pacata cidade do litoral da Inglaterra decide abrir uma livraria. Contudo, sua iniciativa é vista com maus olhos pela conservadora comunidade local, que passa a se opor tanto a ela quanto ao seu negócio, obrigando-a lutar por seu estabelecimento.

Crítica: The Bookshop faz uma correta adaptação da obra literária da inglesa Penelope Fitzgerald, quase que uma mera leitura.
A história retrata Florence Green (Emily Mortimer, sempre com a mesma atuação de sofredora), que deseja colocar em prática seu amor à leitura abrindo uma livraria em uma cidade inglesa pitoresca, e todos os obstáculos que encontrará.
Como toda fábula, há os personagens caricatos e, claro, não poderia faltar a vilã, Violet Gamart (Patricia Clarkson). A mesquinhez dos cidadãos da cidadezinha será a barreira que a corajosa e determinada Florence terá que driblar.
Mas para agradar o público cinéfilo seria preciso um trabalho mais primoroso. Os enquadramentos são simples, sem muitas ousadias; a fotografia é singela; a previsibilidade domina toda a trama; e os diálogos (ainda que sejam o que há de mais produtivo no longa) seguem uma narrativa comum. O melhor são as conversas entre o recluso, mas também devorador de livros, Sr. Brundich (Bill Nighy) e Florence.
No final, tem-se a sensação de ter visto um filme de sessão da tarde. Incapaz de causar qualquer envolvimento maior com o espectador.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP