segunda-feira, 26 de março de 2018

One of Us



País: EUA
Ano: 2017
Gênero: Documentário
Duração: 95 min
Direção: Heidi Ewing e Rachel Grady
Elenco: Luzer Twersky, Ari Hershkowitz, Yosef Rapaport, Chani Getter, David Mandelbaum e Etty.

Sinopse: penetrando o segregado mundo da comunidade judia hassídica de Nova York, com foco em três indivíduos levados a deixar esse modo de vida apesar das ameaças de retaliação.

Crítica: o documentário se debruça sobre a comunidade de judeus ortodoxos hassídicos do Brooklyn, em Nova York, para contar a história de três jovens – Etty, Ari Hershkowitz e Luzer Twersky – que decidiram se desvencilhar da religião.
Durante três anos, os diretores acompanharam a decisão de sair da comunidade, as dúvidas, as angústias, as transformações, a dificuldade de obter a liberdade individual e as consequências dessa escolha.
Só nos EUA, a comunidade hassídica é de 300 mil judeus. Eles têm suas próprias escolas, seu transporte escolar, seus hospitais, seu comércio. É um mundo à parte.
O preço pago para se ter uma vida “normal” e não mais isolada ou seguindo costumes seculares é alto. Amigos e parentes se afastam totalmente, não existe qualquer apoio e a palavra de ordem é a exclusão.
Luta-se por um emprego e, no caso de Etty, casada 12 anos com um homem que a violentava e a surrava, ela precisa disputar a guarda dos 7 filhos. Ela é observada, seguida, censurada e ameaçada constantemente. Seu único conforto vem de um grupo de ajuda para ex-judeus hassídicos.
A desigualdade entre os sexos é gritante e os casamentos arranjados não são questionados. Mais alarmante ainda é que comunidade tem suas próprias leis. E pasmem: uma delas diz que, independente do que aconteça, um judeu hassídico não pode denunciar outro judeu hassídico.
Outra denúncia é de estupro, feita por Ari. Quando tinha 8 anos, um professor o teria violentado em um acampamento de verão, com o conhecimento de outros colegas e de outros professores.
Luzer também relata uma infância difícil (sobretudo com os pais) e não consegue se ver novamente na comunidade. Mudou-se para Los Angeles, vive num trailer e tenta ganhar a vida como ator.
Todos têm uma vida para recomeçar. Sofridos, angustiados, temerosos e com inúmeros traumas, eles buscam o que nunca tiveram: liberdade de escolha e vida própria.
O filme choca pelas revelações abusivas e traumáticas desses três indivíduos.
Recomendadíssimo!

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP