segunda-feira, 21 de maio de 2018

A Natureza do Tempo (En Attendant les Hirondelles)


País: França
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 113 min
Direção: Karim Moussaoui
Elenco: Mohamed Djouhri, Sonia Mekkiou, Mehdi Ramdani, Hania Amar e Hassan Kachach.

Sinopse: Argélia, tempos atuais. Entre as novas configurações da sociedade árabe contemporânea, três pessoas completamente distintas se interligarão inesperadamente: a de um corretor de imóveis rico, de um médico neurologista ambicioso preso ao seu passado e a de uma bela jovem totalmente dividida entre a razão e a emoção.

Crítica: o diretor argeliano Karim Moussaoui, em seu primeiro longa-metragem, prova que tem muito a dizer.
En Attendant les Hirondelles (título original em francês) ou Until The Birds Return (título original em inglês) conta a história de três personagens masculinos distintos e separadamente.
Na primeira história acompanhamos o personagem Mourad (Mohammed Djouhri), um empresário enfrentando dificuldades financeiras, que está no meio de dois relacionamentos: um com sua ex-esposa e um filho inseguro com as escolhas profissionais, e a sua atual esposa francesa que tenta se estabelecer no país com grandes dificuldades.
Em seguida, temos o personagem Djalil (Mehdi Ramdani), o motorista de Mourad que lhe pede licença de seus serviços para realizar outro, qual seja, conduzir o pai, a mãe e sua filha Aicha (Hania Amar) até o casamento desta. Contudo, conforme a narrativa progride, percebemos que ele e a futura noiva não são tão estranhos um em relação ao outro, dividindo um passado em comum.
E, por fim, a história de um neurologista Dahman (Hassan Kachach), o qual fica indignado ao saber de um rumor sobre seu suposto envolvimento em um estupro coletivo por uma mulher que agora o busca na cidade, o que leva Dahman a confrontá-la pessoalmente sobre o ocorrido.
Impressiona a capacidade de direção de interligar as histórias, denotando originalidade e sabedoria. A narrativa prende a atenção do público, com bons diálogos, situações interessantes e atuações convincentes (a terceira personagem feminina, na última história, tem uma interpretação que impressiona pela naturalidade).
No cenário explorado pelo cineasta, também há espaço para o contexto político, a sociedade argelina e sua cultura, os resquícios da Guerra Civil Argelina nos anos 90 e as belezas naturais do país.
Em uma sociedade patriarcal, apesar das influências contemporâneas, as personagens femininas têm grande destaque no filme, demonstrando vontade, força, desejo e autonomia em suas atitudes.
Os dilemas e conflitos de cada personagem são muito bem desenvolvidos e deixam sua mensagem para profundas reflexões.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP