quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman)

País: EUA
Ano: 2018
Gênero: Biografia
Duração: 136 min
Direção: Spike Lee
Elenco: John David Washington, Adam Driver e Topher Grace.

Sinopse: em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Crítica: uma ficção absurdamente real. Assim podemos classificar o novo trabalho de Spike Lee: “Infiltrado na Klan”.
A trama com ares de humor e sarcasmo conta, na verdade, uma história verídica em que o protagonista é Ron Satllworth (John David Washington). Um policial negro, um dos raríssimos na corporação norte-americana dos anos 1970, que conseguiu com sucesso se infiltrar na Ku Kluk Klan e sabotá-la por dentro. Primeiro, ele efetuou longas trocas telefônicas com os líderes do grupo racista, para ganhar confiança. Depois, treinou um policial branco para interpretá-lo nas reuniões presenciais. Ron (John David Washington) e seu dublê Flip (Adam Driver) correram sérios riscos ao manipularem uma organização paranoica e fortemente armada.
Os nomes, locais e fatos principais são mantidos, mas o filme sabe rir de si mesmo, apreciar seus próprios absurdos. Além disso, estabelece paralelos com os dias atuais, demonstrando de que maneira o discurso da extrema-direita adotou uma aparência “democrática” para se infiltrar na política e eleger políticos em cargos importantes, o que teria culminado com a presidência de Donald Trump.
A comédia encontra espaço para criticar o racismo na polícia, mas também para destacar nomes progressistas entre os policiais. Demonstra a potência e as limitações do discurso dos Panteras Negras, e consegue explorar diferentes vertentes dentro da Ku Klux Klan. Para completar, tem como personagem principal um homem de postura moderada, alheio às causas militantes. Para Ron, também, o caso se torna um aprendizado. Uma cena se destaca neste sentido: quando Flip Zimmerman, de origem judia, passa tempo demais na investigação, ele diz “Antes, eu não pensava sobre ser judeu. Agora, penso nisso o tempo todo”. A semente do espírito crítico está plantada.
O filme aborda e debate questões complexas, mas sempre com bom humor e inteligência. Ataca ideias racistas, mais do que as pessoas racistas em si, e neste ponto encontra sua maior força política. Em alguns momentos, nos deixa desconfortáveis com suas críticas sociais.
Consegue, ainda, fazer uma grande homenagem a Blacksploitation – um movimento cinematográfico dos EUA que surgiu durante esse período onde diretores e atores negros começaram a produzir uma série de filmes. A fotografia, o estilo e o humor são referências diretas ao gênero, que ganha homenagens inclusive no cartaz da produção.
O elenco está afinadíssimo. Um dos destaques, além de John David e de Adam Driver, é Topher Grace, que interpreta o líder fascista David Duke.
O filme é concluído com imagens reais do conflito de Charlottesville em 2017 – onde neonazistas tomaram as ruas para protestar contra negros, judeus e imigrantes. Inacreditável!
“Infiltrado na Klan” é marcante e nos faz refletir sobre os tempos atuais.

Avaliação: ****

Read more...

O Hotel às Margens do Rio (Hotel by the River)


País: Coreia do Sul
Ano: 2018
Gênero: Drama
Duração: 96 min
Direção: Hong Sang-Soo
Elenco: Ki Joo-Bong, Kim Min-Hee, Song Seon-Mi, Kwon Hae-Hyo e Yu Jun-Sang.

Sinopse: Um velho poeta se hospeda em um hotel à beira do rio. Ele convoca a presença dos dois filhos, com quem tem uma relação distante porque sente, sem razão aparente, que está morrendo. Ao mesmo tempo, após ser traída pelo parceiro, uma jovem se instala no mesmo local com uma amiga. O poeta passa um dia com os filhos e tenta amarrar as pontas soltas de sua vida, mas não é fácil fazer isso em tão curto espaço de tempo. Então, quando ele vê a jovem e sua amiga, fica profundamente tocado.

Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

The Deminer


País: Suécia
Ano: 2017
Gênero: Documentário
Duração: 83 min
Direção: Hogir Hirori e Shinwar Kamal
Elenco: -

Sinopse: Fakhir é um major das Forças Armadas curdo e pai de oito filhos. Quando Saddam Hussein caiu do poder em 2003, Fakhir tornou sua missão desarmar as minas terrestres espalhadas pela cidade de Mossul. Com apenas uma faca e um par de alicates, ele consegue desarmar milhares de minas. Ele sabe dos graves riscos que corre, mas não pode parar enquanto restarem minas na cidade.

Crítica: o documentário acompanha o militar Fakhir. Sem dúvida, um herói dedicado a desarmar minas na cidade Mossul, terceira maior cidade do Iraque.
Nada o detém, nem mesmo depois de já ter sofrido dois graves acidentes durante o trabalho. Num deles, perdeu parte da perna direita.
Destemido, nem a família o impede. O filho tenta conseguir uma perna mecânica pedindo ajuda aos Estados Unidos, país para o qual Fakhir contribuiu como militar, mas não tem resposta.
Enquanto isso, Fakhir continua, ainda que mancando. Ele salva muitas pessoas e desarma um número incrível de armas até que um dia acontece o que é inevitável.
Um documentário belíssimo, que conta a realidade de uma país marcado pela guerra. E de como uma pessoa pode fazer a diferença.

Avaliação: ***

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP