terça-feira, 28 de julho de 2009

Bem-vindo

Título original: Wellcome
País: França
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Philippe Lioret
Elenco: Vincent Lindon, Firat Ayverdi, Audrey Dana, Derya Ayverdi, Thierry Godard, Selim Akgül, Firat Celik, Murat Subasi, Olivier Rabourdin, Yannick Renier, Mouafaq Rushdie, Behi Djanati Ataï e Patrick Ligardes.

Sinopse: aborda as políticas de imigração europeias por meio da história de um garoto curdo que deixa o Iraque e parte em uma jornada para reencontrar a namorada na Inglaterra. Em Calais, impedido de continuar, o rapaz decide cruzar o Canal da Mancha a nado. Simon, um professor de natação da cidade, se coloca em risco para treinar secretamente o jovem refugiado, com o intuito de impressionar e reconquistar sua mulher.
Crítica: mostra com muita sensibilidade a dureza de ser imigrante ilegal em outro país.
O filme aborda também a questão da xenofobia, que vem ganhando muita força nos últimos anos. A figura do fiscal de imigração, duro porque o trabalho exige mas sensível porque ele é humano, é um importante fio condutor para explorar esse lado da narrativa.
Nesse sentido a direção é acertada ao questionar por meio dos dramas e dos sofrimentos humanos a rigidez de sistemas legislativos sisudos e retrógrados, como os que impedem a imigração (e aí poderíamos incluir facilmente as questões jurídicas que envolvem a homossexualidade).
"Bem-Vindo" ganha mais importância e relevância quando fala da vontade humana de superar desafios e mudar ou alterar a realidade, seja a própria, a de um país ou a do mundo. E isso, como o filme deixa claro, pode ser feito de muitas maneiras e por muitas motivações.
Apesar de ser um drama, tem diálogos bem humorados e inteligentes.
Um ótimo filme, com uma mensagem relevante!
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP