sábado, 25 de julho de 2009

Inimigos Públicos

Título original: Public Enemies
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Policial
Duração: 140 min
Direção: Michael Mann
Elenco: Johnny Depp, Marion Cotillard, Billy Crudup, Stephen Dorff, Christian Bale, Stephen Graham, Jason Clarke, Stephen Lang, Giovanni Ribisi, Emilie de Ravin, David Wenham, Channing Tatum, James Russo e Carey Mulligan.

Sinopse: durante a Depressão (período após a quebra da bolsa norte-americana em 1929), o governo americano tenta deter os assaltantes de banco John Dillinger (Johnny Depp), Baby Face Nelson (Stephen Graham) e Pretty Boy Floyd (Channing Tatum), transformando o FBI na primeira agência federal de polícia do país.
Crítica: o longa segue o lendário John Dillinger em seus suntuosos assaltos a bancos, que marcaram o início da década de 30 nos EUA. Para tentar pegá-lo, a polícia conta com a obstinação do agente Melvin Purvis (Cristian Bale) e o restante da polícia que é constantemente humilhada por Dillinger e seu bando.
O trabalho técnico recria, perfeitamente, o ambiente pós-crise de 1929: carros, ruas e pessoas em trajes típicos. Nem os pequenos detalhes escaparam do perfeccionismo: fitas de escuta telefônica, rádios, chapéus e até a estrutura física do escritório de investigação.
As atuações são excelentes. Johnny Depp é muito eficiente, criando a todo momento um Dillinger ao mesmo tempo obcecado e sensível, ou rápido e cirúrgico num assalto a banco, mas sem levar um centavo dos clientes. A dinâmica de seus roubos, aliás, forma um pilar importante: de uma simplicidade quase risível, em nenhum momento são usados aparatos especiais para a realização, e sim a capacidade intelectual e o poder armamentício da gangue de Dillinger. É essa base de sustentação que é levada para o resto da trama: o criminoso é, mais do que tudo, um bon vivant do crime, um homem que preza pela beleza da vida e de seu amor, Billie (Marion Cotillard).
Claro que essa romantização de um criminoso muita vezes implacável é devido ao fato dele brincar com a polícia. E é aqui que entra Bale, numa interpretação correta de um agente ciente de seu objetivo: pegar a todo custo o bandido.
As cenas de ação e tiroterio, o suspense em algumas cenas e a cena final são de tirar o fôlego do espectador.
Enfim, “Inimigos Públicos” segue um caminho instigante até o fim, recriando um universo real e interessante ao constatar, por exemplo, que bandidos transitavam facilmente entre a alta sociedade sem que pudessem ser reconhecidos.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP