domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty)


País: EUA
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 157 min
Direção: Kathryn Bigelow
Elenco: Jessica Chastain, Joel Edgerton e Chris Pratt.
Sinopse: agente da CIA participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar Bin Laden.

Crítica: o filme se propõe a ser a narração quase fiel da caçada à Osama Bin Laden. Para isso, o roteirista Mark Boal e Kathryn Bigelow retornam à origem do problema, com uma tela escura e sons de narração do 11 de setembro de 2001 para abrir o filme. Logo depois, estamos em um acampamento militar onde a personagem de Jessica Chastain, Maya, vai ter os primeiros contatos com torturas feitas na tentativa de encontrar pistas para a localização do terrorista. A agente da CIA é uma mulher obcecada por essa missão. Nem mesmo a longa tortura em um dos prisioneiros a intimida. Aliás, em toda a primeira parte do longa há uma exibição de torturas e de atentados terroristas.
O jogo de horror incomoda e nos deixa ligados na cadeira. Kathryn Bigelow constrói expectativas ao narrar a trama em um ritmo lento (às vezes, até demais), quase documental. E, ao mesmo tempo usa do susto em cada atentado, como se nos acordasse para a próxima sequência de discussões e estratégias dentro da CIA.
Jessica Chastain, que já ganhou o Globo de Ouro e concorre ao Oscar, está bem, mas sua interpretação não é, na minha opinião, merecedora de Oscar. O filme, aliás, erra um pouco o foco: dando mais atenção ao personagem Maya do que à operação em si.  
A cena de captura ao Bin Laden tenta ser o mais próxima da realidade possível. A cineasta dosa as emoções e envolve o público, gerando expectativas e emoções diversas. Acompanhamos as investigações no decorrer dos anos, as torturas, as invasões, as mortes quase que concordando que era o melhor a ser feito. E, até, quase nos convence de que os Estados Unidos são o salvador da humanidade contra o terrorismo.
Confira e faça seus julgamentos.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP