domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Luz do Tom


País: Brasil
Ano: 2013
Gênero: Documentário
Duração: 85 min
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Elenco: Helena Jobim, Ana Lontra e Thereza Hermanny.

Sinopse: a relação do maestro Antonio Carlos Jobim com as mulheres, com destaque para a irmã Helena Jobim e as duas esposas que ele teve, Thereza e Ana.

Crítica: este é o segundo filme do cineasta Nelson Pereira dos Santos sobre o músico Tom Jobim. O primeiro, intitulado ‘A Música Segundo Tom Jobim’ (2012), propôs um mergulho na obra do compositor longe do formato tradicional dos documentários: nada de narração ou depoimentos. Escolheu o caminho da imagem e do som para mostrar o trabalho do músico, nada de palavras, e o resultado foi brilhante.
A Luz do Tom chega às telas com algo mais didático e biográfico, mostrando um pouco da vida do músico. Três mulheres recriam a trajetória de Tom, contando histórias e dando um retrato mais humanizado (longe do mito) a ele. São elas: sua irmã Helena Jobim e as duas esposas, Ana Lontra e Thereza Hermanny.
O filme intercala os depoimentos das mulheres de Tom com belas tomadas de paisagens de Santa Catarina – onde as entrevistas com Helena foram gravadas – e também do Rio de Janeiro, sobretudo do mar que ele tanto gostava.
Descobrimos, entre outras muitas curiosidades, que este teve de batalhar muito para chegar onde chegou. Muito estudo, dificuldades com o piano por causa das mãos grandes. Do jovem estudante de arquitetura para o artista respeitado internacionalmente, foi uma longa jornada.
O longa patina um pouco no início, justamente nos depoimentos de Helena, a irmã. Ela interpreta para a câmera, tenta dar um ar de performance à sua participação o que causa certo incômodo. A naturalidade vem depois, com as participações de Ana, a primeira esposa, e de Thereza, a última companheira.
Ao final, leva-se para casa o Tom Jobim homem, pai, amigo e, também, o artista em seu processo de criação.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP