domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Amante da Rainha (En Kongelig Affære/ A Royal Affair)


País: Dinamarca/Suécia/República Tcheca
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 137 min
Direção: Nicolaj Arcel
Elenco: Alicia Vikander, Mads Mikkelsen, Mikkel Boe Følsgaard, David Dencik, Trine Dyrholm, Thomas W. Gabrielsson, Cyron Melville, Bent Mejding, Harriet Walter, Laura Bro, Søren Malling, Jakob Ulrik Lohmann, Søren Spanning, Frederik Christian Johanse, John Martinus, Rosalinde Mynster, Nikol Kouklová e Egob Nielsen.

Sinopse: a jovem rainha da Dinamarca, Carolina Matilde (Alicia Vikander), casada com o rei insano Cristiano VII (Mikkel Boe Følsgaard), apaixona-se secretamente pelo médico da realeza Struensee (Mads Mikkelsen). Juntos, eles iniciam uma revolução capaz de transformar uma nação para sempre.

Crítica: indicado ao Oscar 2013 na categoria Melhor Filme Estrangeiro, o longa recebeu dois prêmios notáveis no Festival de Berlim em 2012: Melhor Ator (Mikkel Boe Følsgaard) e Melhor Roteiro.
O início é muito bom. Uma mulher escreve aos filhos nove anos após ter sido separada deles. Em meio a uma neblina luminosa, registrada com movimentos sutis de câmera na mão, deixa as últimas palavras aos dois.
A trama narra a história de Caroline Mathilde, jovem natural da Inglaterra que teve o casamento arranjado com o Rei da Dinamarca, Christian VII. Enquanto figurava em sua imaginação, o futuro marido era o par ideal. Após o encontro, os sonhos da rainha desabam ao perceber um rapaz, a princípio, estúpido e infantil.
Quando sai em viagem à Europa, após o filho do casal nascer, Christian é obrigado a se consultar com um médico. Aqui o espectador familiariza-se com sua insanidade. O alemão e idealista Johann Friedrich Struensee, ao invés de questionar sintomas, acompanha o fluxo da imaginação do rei, que logo o vê como um amigo e o leva para a corte.
A trama mostra a ascensão do Iluminismo em uma Europa obscurecida por leis severas, tortura e descaso total com a população, concentrando-se no relacionamento verídico entre a jovem rainha decepcionada e Struensee. Os dois são idealistas e passam a ver, na realeza fora de si, uma possibilidade de mudança para o país.
A partir daí, vários acontecimentos desenrolam-se até a descoberta do caso entre os dois e o desfecho trágico. Um épico que envolve o público.
Apesar de algumas falhas na produção de arte, é um filme merecedor dos prêmios que conquistou.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP