domingo, 24 de fevereiro de 2013

As Sessões (The Sessions)


País: EUA
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 95 min
Direção: Ben Lewin
Elenco: John Hawkes, Helen Hunt e William H. Macy.

Sinopse: por causa de uma poliomielite, homem perde os movimentos do corpo e desconhece o que é sexo. Tudo muda quando ele passa a frequentar sessões com uma terapeuta sexual.

Crítica: o protagonista da trama é Mark O’Brien, poeta e escritor que desde a infância está preso a um imenso aparelho, apelidado de "pulmão de aço", devido à poliomielite.
O foco do filme é “Qual é a importância do sexo para a formação de uma pessoa?” Sem poder mexer os músculos do corpo, com exceção da cabeça, ele leva uma vida repleta de limitações, entre elas a de sair de sua própria casa – seus pulmões aguentariam trabalhar sozinhos apenas por três ou quatro horas. Mark leva a vida com um certo humor irônico, sem reclamar de sua situação. Entretanto, por jamais ter tido uma experiência sexual, ele se sente incompleto. É a partir deste ponto que o diretor Ben Lewin desenvolve uma história delicada, não apenas pelo modo como é desenvolvida, mas também por abordar questões ainda hoje consideradas tabus.
Em sua busca por tornar-se completo, Mark enfrenta uma série de questões – não apenas físicas, sobretudo especialmente psicológicas. Extremamente religioso, ele busca com o padre Brendan (William H. Macy), seu amigo pessoal, conselhos sobre uma proposta ousada: ter sessões com uma especialista em exercícios de consciência corporal, que irá iniciá-lo no sexo.
Tendo esta complexa situação como pano de fundo, o longa surpreende pela naturalidade com que cada fase é apresentada e superada. Por mais que haja temas difíceis, eles são resolvidos a partir de uma humanidade impressionante dos envolvidos, que em vários momentos deixam de lado os dogmas impostos pela vida em sociedade ou pela religião. O bem-estar de Mark é o mais importante e este é o foco, sempre. Tal naturalidade reflete também no modo como o próprio sexo é tratado, com cenas de nudez em que não há alguma glorificação do corpo. Ainda neste sentido, chama atenção a devoção de Helen Hunt que encara sem receio uma personagem polêmica e que exige cenas de nudez frontal.
Além da espetacular atuação de John Hawkes, os personagens secundários, como por exemplo, os acompanhantes e ajudantes que auxiliam Mark O’Brien no dia-a-dia dão um toque especial à história, todos com performances convincentes e na medida certa.
As Sessões é um filme delicado que conquista o espectador pela persistência de seu personagem principal. Simpático e irônico, Mark é daquelas pessoas das quais é fácil gostar. O problema maior do filme é justamente sua simplicidade, que impede que a trama se desenvolva muito. Ainda assim, traz importantes lições sobre não se prender a regras impostas se elas viram um empecilho para que alguém possa se sentir, de fato, humano.
A trama é inspirada na vida de Mark O'Brien, jornalista responsável pelo artigo On Seeing a Sex Surrogate, publicado em 1983. A pesquisa necessária para sua publicação terminou influenciando o rapaz, de 38 anos, que contraiu poliomielite ainda criança e precisava de aparelhos para sobreviver, a arriscar e tomar a inciativa de deixar de ser virgem.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP