domingo, 17 de fevereiro de 2013

Jorge Mautner – O Filho do Holocausto


País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Duração: 93 min
Direção: Heitor D’Alincourt e Pedro Bial
Elenco: Amora Mautner, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Sinopse: o filme reúne imagens raras que remontam a vida rica e cheia de reviravoltas de Jorge Mautner. Filho de um judeu austríaco com uma católica iugoslava, Mautner quase nasceu no barco que trouxe sua família da Europa Oriental, ocupada pelo governo nazista no início da década de 1940, para o Rio de Janeiro. Aos oito anos, devido à separação de seus pais, ele se muda para São Paulo, onde escreveu, com apenas 15 anos, seu primeiro e premiado livro, ‘Deus da Chuva e da Morte’. Da prisão por comportamento subversivo em São Paulo até o exílio em Londres, onde conheceu figuras como Caetano Veloso e Gilberto Gil, toda a vida do compositor é detalhada por trechos da obra e declarações de quem esteve presente em momentos fundamentais de sua história.

Crítica: o documentário promete mais do que cumpre. A direção não soube conduzir o rico conteúdo de forma que envolvesse o espectador.
Pelo contrário, usando uma narrativa pouco usual em filmes, onde o protagonista lê trechos do seu livro (no qual se baseou o trabalho) em que conta a sua história, o documentário torna-se enfadonho. Se suas histórias tivessem sido contadas, de forma natural e espontânea, o espectador ficaria interessado em ouvi-las. Da forma optada pela direção, o público acaba por se afastar do protagonista, não compartilhando dos acontecimentos de sua vida, que é o que geralmente pretende-se com um documentário biográfico.
As entrevistas, com exceção de uma ou duas, também não cativam nem acrescentam relevância à biografia de Mautner.
Ao final, uma conversa em círculo com pessoas que o conheceram no exílio em Londres, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, é ainda mais simplória.
Se não fossem as letras compostas por Mautner (realmente fortes e criativas) e por ele cantadas, intermediando os depoimentos, poderia se dizer que o filme foi um desperdício de tempo e de material pesquisado.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP