sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A Última Estação

País: Brasil
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 115 min
Direção: Márcio Curi
Elenco: Mounir Maasri, Elisa Lucinda e Clara Lobato.

Sinopse: 1950. O jovem libanês Tarik deixa sua cidade natal em busca de uma vida melhor no Brasil. Ao chegar no porto de Santos ele se desentende com o irmão de uma garota síria com a qual estava flertando e, na briga, cai no mar. Ele é salvo por Ali, outro jovem libanês. Só que, ao passar pela imigração, Ali fica detido pela polícia e eles se separam. Décadas mais tarde, já idoso, Tárik resolve partir em busca de Ali para pedir-lhe perdão. Em sua jornada ele tem a companhia da filha, que se recusa a seguir os ideais religiosos e de comportamento pregados pelo pai.

Crítica: é a primeira vez que vejo no cinema brasileiro um filme sobre a migração dos libaneses para o Brasil.
Era de se esperar que a história mostrasse mais das tradições desse povo, dos locais onde se instalaram para reconstruir novas vidas e da mescla com a cultura brasileira.
No entanto, o longa concentra-se na vida de Tarik (Mounir Maasri). As primeiras cenas retratam-no ainda jovem no Líbano e partindo de navio para o Brasil, prometendo à mãe que regressaria.
Ao chegar, é recebido por um tio que já tem um comércio de tecidos. Ele e um primo são orientados e aprendem a arte de vender. Percorrem o interior do estado de Minas Gerais vendendo em ruas e praças, até melhorarem aos poucos de situação financeira.
Na viagem para o Brasil, ele fez amigos e se encantou por uma moça síria. Mas perde o contato com todos. Casa-se e, logo após o nascimento de sua única filha, sua esposa, que já estava doente, morre. 
A partir daí, decide rever todos com quem viajou a fim de cumprir algumas promessas. Vai atrás até do seu primeiro amor (a moça síria), contudo já é tarde: ela tinha tido um casamento arranjado e infeliz e também já estava morta. Na jornada, a filha o acompanha. Passando mais tempo juntos, conhecem-se melhor, há um choque de gerações e de costumes que não podem mais ser impostos. Mas a relação entre eles é saudável e o convívio traz resultados positivos para cada um deles.
Tarik, ao final, conhece alguém, e retorna ao Líbano.
A história flui bem; a questão é a maneira como o roteiro, a trilha sonora, os diálogos, as situações são conduzidas. Soa novelesco demais, longe da proposta de cinema. As atuações são fracas. O melhor é Mounir Maasri, mais à vontade no papel. Os atores que interpretam os amigos do navio (já adultos) são completamente amadores.
Mais uma vez, falta a direção exigente e um roteiro competente que emocione o espectador.


Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP