quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Las Acacias

País: Argentina
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 85 min
Direção: Pablo Giorgelli
Elenco: Germán de Silva, Hebe Duarte e Nayra Calle Mamani.

Sinopse: Rubén é um caminhoneiro que transporta madeira entre Asunción, no Paraguai, e Buenos Aires, na Argentina. Ele faz esse mesmo trajeto há anos, sempre solitário e silencioso. Um dia, no entanto, ele aceita dar carona a uma mulher desconhecida até Buenos Aires. Mas Jacinta, sua companheira de viagem, aparece uma hora atrasada, e com um bebê no colo. A primeira impressão de Rubén não é nada positiva: ele imagina passar longas horas ao lado de um bebê chorando e de uma pessoa por quem ele não tem o menor interesse. Aos poucos, no entanto, Rubén e Jacinta começam a trocar as primeiras palavras, e a se conhecer melhor.

Crítica: o diretor argentino estava inspirado quando fez esse filme. O ser humano e sua complexidade em expressar sentimentos é o foco do filme.
De forma gradual e sensível, o protagonista vê sua vida rotineira e sem emoções se modificar ao dar uma simples carona a uma mulher com o seu bebê. Ela, paraguaia, está indo para Buenos Aires visitar uma prima. Na passagem pela fronteira, uma leve crítica: o preconceito enraizado nas pessoas com quem não é de seu país.
A viagem prossegue, os diálogos são poucos. Aliás, não são necessários. As expressões e os olhares dizem tudo. Pouco se sabe da vida de Rubén, a não ser que ele tem um filho e que não o vê há 8 anos. E não mais do que isso é revelado na trama. O que importa aqui é o que virá depois. Um futuro com uma ponta de esperança.
A atuação do ator-protagonista (Germán de Silva) é o grande trunfo de uma história simples, de gente simples, em que, na maioria das vezes, a vida somente passa por elas, sem direito a desfrutar do que ela pode oferecer.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP