sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Obsessão (The Paperboy)

País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Suspense
Duração: 107 min
Direção: Lee Daniels
Elenco: Zac Efron, Matthew McConaughey, Nicole Kidman, David Oyelowo, John Cusack, Macy Gray, Scott Glenn, Ned Bellamy e Nealla Gordon.

Sinopse: Ward é jornalista de um grande jornal e precisa retornar para sua pequena cidade para fazer a cobertura da prisão de Hillary Van Wetter (John Cusack), acusado e condenado à morte pelo assassinato do xerife local. Os problemas começam quando Jack, seu irmão mais novo, começa a se envolver com Charlotte, mulher misteriosa e mais velha, que mantinha contato com o prisioneiro. Baseado no best-seller do escritor norte-americano Peter Dexter.

Crítica: o filme começa com uma mulher (Ellen, interpretada por Macy Gray) dando um depoimento sobre um crime cometido no passado: um xerife a quem todos odiavam pelo comportamento preconceituoso e repulsivo e que havia sido morto a facadas por um branco, Hillary Van Wetter (John Cusack), convincente no papel de lunático.
Ellen havia sido empregada da casa dos Ward (Scott Glenn é o patriarca), quando da época do assassinato, e foi ela quem educou os dois filhos do patrão abandonados pela mãe, Jack e Ward Jansen Filho. Toda a história é narrada por ela.
Lee Daniels gosta abordar o tema preconceito em seus filmes, tendo feito o mesmo em Matadores de Aluguel (2005) e Preciosa (2009), sempre retratando o lado mais pesado e obscuro da realidade. O diretor não poupa críticas à sociedade hipócrita branca e cristã, cheia de tabus quando o assunto é cor de pele e sexualidade.
O longa retrata a obstinada busca de Ward Jansen (Matthew McConaughey) em desvendar a história de um assassinato na sua cidade natal, Flórida, no final dos anos 60, auxiliado pelo seu irmão Jack (o paperboy do título, Zac Efron), seu ajudante Yardley (David Oyelowo) e pela fogosa Charlotte Bless (Nicole Kidman), amante do suspeito do crime que se encontra preso e condenado à pena de morte, e procura fazer de tudo tirá-lo de lá. A razão é que muitas evidências do local do crime desapareceram sem explicação.
Algumas cenas são claustrofóbicas e bastante intensas, apelando para o exagero, mas o que faz mesmo o filme perder a força é o excesso de subtramas e nomes que acabam por confundir o espectador. São tantos fatos paralelos e vai-e-vem que, no meio do longa, nos perguntamos sobre como tudo começou ou qual o propósito da história.
Destaque para as atuações de Zac Efron (convence completamente como o menino tímido, perdido, carente do amor materno) e Nicole Kidman (enfim fazendo um papel diferente de todos os anteriores).
A fotografia granulada e fosca é acertadíssima para o ambiente tosco e calorento de uma cidade “fim de mundo” do estado da Flórida.


Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP