quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O Capital (Le Capital)

País: França
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 114 min
Direção: Costa-Gravas
Elenco: Gad Elmaleh, Gabriel Byrne, Natacha Régnier

Sinopse: ao ocupar o posto máximo de um banco, o empresário inescrupuloso Marc Tourneuil (Gad Elmaleh) revela a verdadeira personalidade.

Crítica: o filme gira em torno do jovem e ambicioso Marc Tourneuil (Gad Elmaleh) e o mundo que vive do lucro e para o lucro. Ambicioso e habilidoso, ele aproveitará todas as oportunidades, correndo riscos, mas convicto de que vai conseguir o que mais quer: poder e dinheiro.
Tourneuil é nomeado presidente biônico de um grande banco francês quando seu chefe deixa o cargo para tratar da saúde. A nomeação é temporária, estratégica - o conselho administrativo da corporação quer usá-lo como espécie de marionete enquanto a verdadeira transição de poder se dá nos bastidores.
É aí que vem a surpresa do longa: Marc tem outros planos. Assim que sua nomeação é divulgada pela imprensa, deixa claro que não pretende ser um CEO de fachada. Põe as manguinhas de fora, toma decisões, faz exigências e deixa o ex-diretor e demais acionistas em polvorosa.
O personagem central é um tipo interessante e afastado do lugar-comum. Há situações hilárias em que ele encena seus pensamentos, que seriam o que ele gostaria de fazer, mas não fez. A atuação de Elmaleh impressiona: frio, calculista, cínico, na medida certa. O maior jogo de interesses ocorre entre ele e Gabriel Byrne, um especulador financeiro.
Gravas é um excelente cineasta. Em ‘O Capital’ ele revela habilidade para transformar um drama sobre bancos e investimentos em algo atraente, podendo ser visto por qualquer público. É certo que, às vezes, o ritmo cai e torna-se um pouco cansativo, mas, pelas críticas feitas ao mundo moderno e ao mercado financeiro repleto de homens sem quaisquer escrúpulos, o filme merece ser visto.
E mais: um filme nada previsível.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP