Amor Até as Cinzas (Jiang Hu Er Nü)
País: China
Ano: 2018
Gênero: Drama
Duração: 135
min
Direção: Jia
Zhangke
Elenco: Zhao
Tao, Fan Liao e Xu Zheng.
Sinopse: Datong, China, 2001. A bela e jovem Qiao (Zhao Tao) está apaixonada por Bin (Fan Liao), um
mafioso local. Durante uma briga entre gangues rivais, ela dispara uma arma
para proteger seu namorado, sendo então presa por 5 anos. Após sua liberação,
ela vai procurar Bin para tentar começar tudo de novo.
Crítica: Jia Zhangke é o maior cineasta e roteirista da
atualidade na China. Testemunha de um momento de grandes transformações na
sociedade chinesa, ela tem muito material para seus filmes. Vivenciou e
registrou o processo acelerado de mudanças vivido pelo país no período entre a
Revolução Cultural e a abertura ao capitalismo, assistindo à demolição de
cidades inteiras e abalando profundamente os hábitos da população.
Em “Amor até as Cinzas, ele
faz referência à China Tradicional, passando por transformações, por meio de
seus personagens, habitantes de cidades médias e de aldeias pequenas, em geral, trabalhadores de fábricas
e marginalizados, que veem o boom das
metrópoles.
A história conta uma relação
de lealdade, poder, humilhação e de amor.
Com elegância e atitude,
Qiao (Zhao Tao) é a namorada do pequeno gângster Bin (Fan Liao), que dentro do
seu ambiente possui poder e leais seguidores. Ao lado dele, Qiao encontra
vivacidade em oposição à sua miséria na vila em que mora com o pai.
Na primeira etapa, o casal
lida com um conflito com uma gangue local que tenta desarmar o poder que Bin
exerce na região. Com caprichadas tomadas, Zhangke Jia encena com perfeição as
ameaças e o ataque trágico e covarde dos seus jovens rivais, sendo este um dos
ápices do longa. Com violência e morosidade, a cena se desenvolve até Qiao
salvar o amante dando um tiro para alto e tomar a culpa pela posse de arma
(que, na verdade, era de Bin).
Passados cinco anos na
cadeia, Qiao reassume a sua liberdade e vai em busca do namorado em outra
cidade. Enquanto a ex-detenta assume sua lealdade e amor a Bin (que nunca foi visitá-la
na cadeia), ele se recusa a vê-la e revela um relacionamento com outra mulher.
Enfim, ao conseguir encontrá-lo, a frustração é grande e a separação é inevitável.
Ela se vira. Esperta, astuta
e ativa, aplica pequenos golpes para conseguir algum dinheiro e volta ao seu lugar
de origem, voltando ao comando da pequena máfia de jogos (prática ilegal no país)
que antes tinha ao lado de Bin.
Depois de algum tempo, ele
a procura. Convalescente, ele já não é mais o mesmo. Sente-se humilhado e
inferior. Apesar do distanciamento, ela o apoiará procurando ajuda médica.
Mas nunca mais serão o que
eram antes. A dor irreparável está entre eles, bem representada nas atuações.
Qiao é a representação da mulher
forte, responsável por suas escolhas, e que segue adiante. Mesmo nos anos em
que estiveram distantes, cada um esteve sozinho, sem constituir família.
O contexto social/político e a história de amor/desilusão são o maior mérito do longa, que perde um pouco de fôlego pelo tempo da narrativa - bastante morosa.
Avaliação: ***
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