domingo, 29 de novembro de 2009

Juízo

Título original: Juízo
País: Brasil
Ano: 2007
Gênero: Documentário
Duração: 90 min
Direção: Maria Augusta Ramos
Elenco: -

Sinopse: acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. O documentário conduz o espectador ao instante do julgamento para desmontar os juízos fáceis sobre a questão dos menores infratores.

Crítica: mistura elementos de documentário e de ficção. A entrada da ficção é um artifício criativo para vencer uma restrição da legislação brasileira, que proíbe a exposição de menores. A cineasta recortou da cena o que seria ilícito, substituindo por outros jovens que pertencem à mesma realidade social dos infratores. O que acontece durante as audiências da II Vara Regional da Infância, da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, é verdadeiro, como o cenário, as histórias relatadas e os adultos presentes (juiz, promotoria, defesa e familiares). Os novos rostos entram no momento da edição, através de planos fechados filmados depois.
Não há uso de narração em off ou entrevistas. Cada “ator” busca reproduzir o que os infratores reais disseram, mas sem agir de forma falsa ou teatralizada e reagindo aos acontecimentos de acordo com a sua personalidade. Isso amplia o foco do filme, que passa a ser não apenas sobre um grupo de meninos, como de toda uma geração de jovens de comunidades carentes. Os substitutos não são infratores, contudo poderiam sim estar em seus lugares, já que todos têm uma proximidade imensa à violência.
A ideia é aproximar, o máximo possível, o espectador da realidade.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP