domingo, 8 de novembro de 2009

Your Friends

Título original: Kimi no tomodachi
País: Japão
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 125 min
Direção: Ryuichi Hiroki
Elenco: -

Sinopse: adaptação do romance de Kiyoshi Shigematsu, conta a história de duas amigas: Emi e Yuka. Já adulta, Yuka conhece um jovem fotografo que se interessa por ela. Através das fotos de Yuka – ela tira fotos do céu, das “nuvens de algodão” -, o jovem começa a mexer com suas lembranças da infância e adolescência. Emi e Yuka tornaram-se amigas por uma dificuldade física em comum: a primeira tem uma doença nos rins que a impede de correr e brincar. A segunda ficou manca após um acidente de carro. O mais impressionante na amizade das duas é que começa por um sentimento de culpa: Yuka culpa Emi pelo acidente que a deixou com o problema motor.

Crítica: o filme trata de um tema pesado, mas contado por uma ótica infantil, ganha leveza e delicadeza que comovem os espectadores.
Além da história de Emi e Yuka, outros personagens entram no enredo e formam um mosaico de assuntos relacionados à amizade; rejeição; o amor que separa dois amigos; problemas de auto-afirmação que impedem que se faça uma amizade; a perda de um amigo.
A fotografia é bela. As personagens em seus momentos mais íntimos são sempre filmadas de longe, como se uma aproximação da câmera pudesse atrapalhar as revelações mais íntimas entre elas. A trilha sonora é composta por músicas pop, condizentes com o universo adolescente das protagonistas.
A direção é que peca um pouco do meio para o final quando o ritmo fica mais lento, as situações repetitivas e os diálogos enfraquecidos.
Mesmo assim, é uma história emocionante produzida pelo cinema japonês.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP