domingo, 22 de novembro de 2009

Salvador

Título original: Salvador
País: Espanha/Inglaterra
Ano: 2006
Gênero: Drama
Duração: 134 min
Direção: Manuel Huerga
Elenco: Daniel Brühl, Tristán Ulloa, Leonardo Sbaraglia, Leonor Watling, Ingrid Rubio, Olalla Escribano, Carlota Olcina, Bea Segura, Andrea Ros, Joel Joan, Pau Derqui, Oriol Vila, Jordi Garcia e Simon Bellouard.

Sinopse: a história real do militante, assaltante de bancos e anarquista Salvador Puig Antich (Daniel Brühl), integrante do grupo Movimiento Ibérico de Liberación, cuja execução em 1974, a última realizada na Espanha com o método do garrote, instalou uma polêmica que ajudou a decretar o fim da ditadura franquista e o retorno da democracia ao país.

Crítica: Salvador Puig Antich foi militante político e assaltante de bancos em plena ditadura de Franco. Delatado por um integrante de seu grupo, Salvador sobreviveu à emboscada na qual foi capturado, apesar de ter recebido vários tiros. Na luta, matou também dois policiais. Encarcerado, passa a contar com a ajuda de um advogado ligado a seu grupo, que tenta livrá-lo da prisão ou, na pior das hipóteses, evitar sua pena de morte.
Toda cinebiografia costuma ser um pouco didática. "Salvador" não foge disto e cumpre bem esta função. Um pouco mais da metade do filme é usada para apresentar o militante, seus ideais de vida, como é seu grupo e os assaltos que realizam, a perseguição que sofre, sua vida na prisão. O restante é usado para mostrar a preparação para a pena de morte, que é quando a trama cresce bastante. A espera chega a ser angustiante, pois é retratada passo a passo: a luta nos tribunais, a tentativa de conseguir o perdão, a visita das irmãs, a espera até o momento de se encaminhar ao local onde será morto, a ida propriamente e, enfim, a morte.
Destaque para a ótima atuação de Daniel Brühl, que está se tornando uma estrela do cinema europeu. Espanhol de nascimento, ele também fala alemão.
Um bom filme. Vale a pena conferir.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP