sábado, 9 de julho de 2011

Câmeras Abertas

Título original: Open Shutters
País: Iraque/Reino Unido
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 102 min
Direção: Maysoon Pachachi
Elenco: -

Sinopse: em dezembro 2006, um grupo de mulheres de cinco cidades do Iraque chegou a Damasco para participar de um extraordináriao projeto de fotografia participativa, chamado de ‘Open Shutters Iraq’. Durante um mês elas viveram e trabalharam juntas em uma casa, com pátio tradicional na Cidade Velha de Damasco. Aprenderam os princípios básicos do processo fotográfico e compartilharam suas histórias de vida, da infância, a luta pela educação, amores e traições, nascimentos e mortes, guerras, sequestros, violência e atos de resistência cotidiana. Depois voltaram ao Iraque e, em circunstâncias extremamente difíceis e muitas vezes perigosas, tiraram fotos que contavam histórias e expressavam de maneira profundamente pessoal sua vivência diante dos acontecimentos.

Crítica
: comovente e inteligente, traça um olhar sobre a vida de diversas mulheres iraquianas que têm encontrado maneiras de expressar, criativamente, o momento de suas vidas e do país.
Muito sensível e forte, é uma chance única de ver um Iraque diferente do que costuma ser retratado, repleto de força e vontade femininas.
Bem dirigido e bastante enriquecedor, os relatos são ótimos, todos imperdíveis.
Maysoon Pachachi (diretora) ensinou direção de cinema e edição na Grã-Bretanha e na Palestina e é membro-fundadora do Act Together: Ação das Mulheres no Iraque.
Em 2004, com Kasim Abid, ela co-fundou o Independent Film & Television College, um centro gratuito de formação de cinema em Bagdá onde os estudantes já realizaram cerca de 11 filmes.

Avaliação
: *** 

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP