sexta-feira, 15 de julho de 2011

Terra Deu, Terra Come

Terra Deu, Terra Come
Título original: Terra Deu, Terra Come
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: 88 min
Direção: Rodrigo Siqueira
Elenco: -

Sinopse: conta a história de Pedro de Alexina, garimpeiro de 81 anos de idade, que comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados que nos levam à reflexão.

Crítica
: simplicidade é a marca desse documentário que, nem por isso, deixa de ser profundo. Ao contrário, as reflexões do seu Pedro de Alexina, um indivíduo admirável, são fortes e nos emocionam.
Ele nos apresenta a um mundo desconhecido e esquecido e tudo de uma maneira prazerosa. É bom ouvi-lo falar e cantar. Alguns efeitos usados pelo diretor ajudam na conduta da trama, dando um ar artístico, mas sem interferir no brilho do protagonista que é pura naturalidade.
O documentário tenta, por meio de um acontecimento, explorar as raízes das duas famílias que habitam o quilombo Quartel do Indaiá.
Enfim, memória e ficção se misturam para tecer uma história fantástica que retrata um canto metafísico do sertão mineiro. Vale a pena conferir!

Curiosidade
: vencedor do 15º Festival Internacional de Documentários ‘É Tudo Verdade’ (2010) – Melhor Documentário Brasileiro.
Entre 2010 e 2011 o documentário recebeu outros seis prêmios em festivais nacionais e fora do Brasil, nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Documentário e Melhor Som.
Conquistou o prêmio International Young Talent Competition – Generation DOK –- em Leipzig, Alemanha, um dos mais tradicionais e importantes festivais de documentários da Europa.

Avaliação
: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP