sexta-feira, 15 de julho de 2011

2012 - Tempo de Mudança

Título original: Time for Change
País: Estados Unidos/Brasil/França/México/Suíça
Ano: 2011
Gênero: Documentário
Duração: 84 min
Direção: João Amorim
Elenco: Sting, Gilberto Gil, David Lynch, Ellen Page, André Sores, Lucy Legan, Paul Stamets, Ricahrd Register, Penny Livingston. Buckminster Fuller, Dennis Mckenna, Terence McKenna e John Todd.

Sinopse: o filme acompanha o jornalista americano Daniel Pinchbeck, autor do bestseller "2012: The Return of Quetzalcoatl", em busca de um novo paradigma entre a sabedoria arcaica de culturas tribais e o método científico. Segundo o povo maia, o ano de 2012 marcaria o nascimento de uma cultura de regeneração do planeta, onde a colaboração substitui a competição, onde a exploração da psiquê e do espírito torna-se o novo conceito da era, substituindo o materialismo estéril que tem conduzido o mundo que todos conhecem hoje.

Crítica
: o documentário apresenta uma visão otimista e alternativa para o apocalítico ano de 2012. Aborda os três pilares da sustentabilidade: sociedade, meio ambiente e economia, além de propor mudanças nas relações entre homem e natureza por meio da junção de conhecimentos antigos de culturas extintas, como os Maias, e a ciência atual.
Mescla animações com depoimentos de especialistas de diversas áreas, que chamam a atenção para a ação do homem sobre seu ambiente. Participam, também, cientistas, antropólogos e artistas engajados em diferentes causas, como a atriz Ellen Page, o músico Sting, o diretor David Lynch e o músico brasileiro Gilberto Gil.

Curiosidade
: além de falar sobre sustentabilidade, a equipe do filme cuidou para que o impacto fosse diminuído ao máximo. Utilizaram pilhas e baterias recarregáveis, minimizaram as viagens e o diretor, João Amorim, plantou mais de 10 mil árvores na Chapada dos Veadeiros (GO) para fazer um offset de carbono real ou crédito de carbono.

Avaliação
: *** 

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP