terça-feira, 4 de março de 2014

Vidas ao Vento (Kaze Tachinu)

País: Japão
Ano: 2013
Gênero: Animação
Duração: 126 min
Direção: Hayao Miyazaki
Elenco: Hideaki Anno, Hidetoshi Nishijima, Jun Kunimura, Keiko Takeshita, Masahiko Nishimura e Miori Takimoto.

Sinopse: Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.

Crítica: o roteiro constrói uma biografia ficcionalizada de Jiro Horikoshi (1903-1982), designer responsável pelos aviões Mitsubishi A6M Zero, usados por anos pela Força Aeronáutica do Japão, inclusive para operações kamikazes.
A trama traz o protagonista desde a infância, até a sua perda da inocência. Jiro, desde pequeno tem o sonho de ser piloto de avião. Seu ídolo é o engenheiro italiano Giovanni Caproni, que aparece em seus sonhos e se torna uma espécie de mentor. É ele quem o convence de que possui talento para construir aeronaves.
É durante um dos piores terremotos da história do Japão, conhecido como o Grande Sismo de Kantô, de 1923, que Jiro conhece a jovem Naoko. Ambos estavam viajando no mesmo trem. Ela se tornará o grande amor de sua vida, mas, para ele, ainda era cedo para pensar nisso, pois seus interesses se concentravam nos projetos de avião.
Metódico e empenhado, Jiro se como um projetista e artista, buscando a perfeição pela forma das aeronaves.
A polêmica vem, então, no retrato que o cineasta faz desse personagem, que, em última instância, estava construindo algo que seria cooptado pelo governo e ia acabar se tornando arma de guerra, à revelia de seu criador.
Anos mais tarde, quando Jiro se reencontra com Naoko, já na vida adulta, o filme segue essa paixão delicada entre os dois, ameaçada pelo maior fantasma que os assombra: uma doença. Entrelaçando a vida profissional com a pessoal do protagonista, surge uma história de amor tocante. A forma como ela influencia a vida de Jiro irá refletir-se no trabalho dele, mostrando que existe um mundo além do escritório e da mesa de projetos.
Uma obra bonita e melancólica sobre a incompreensão, a desilusão e ao florescimento da humanidade do artista, e audaciosa ao desafiar a historiografia oficial do Japão, e, ao mesmo tempo delicado na sua percepção da humanidade do artista.
A animação foi indicada ao Oscar 2014.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP